Eletrificada: Kawasaki registra patente de moto híbrida
Junção de motores a combustão e elétrico é comum nos carros, mas peso e espaço extra do sistema restringe uso nas motos
O uso de sistemas híbridos já vem se popularizando entre os automóveis nos últimos anos. Porém, para unir a maior autonomia e facilidade de abastecimento do motor a combustão com torque instantâneo e emissão zero de poluentes do elétrico, o peso aumenta e o espaço necessário para o conjunto é maior. Esse é um dos grandes motivos de as motos híbridas ainda não serem vistas rodando por aí.
Só que isso não impede as montadoras de tentarem. A Kawasaki é uma das que estão buscando um jeito de eletrificar suas motocicletas. A marca nipônica registrou uma série de pedidos de patente para tecnologias novas em suas motocicletas. Além de um motor convencional e um punho com botões em formato de joystick ao lado do acelerador, as imagens mostravam apenas uma moto sport touring.
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Porém, uma das patentes mostra também um diagrama de condições para o funcionamento do motor, selecionada por meio dos botões no punho direito. Além de mapeamentos específicos para o motor a combustão, ainda são mostradas condições para um sistema de regeneração de energia elétrica dependendo do modo de condução selecionado.
No modo mais potente, o motor a combustão e o elétrico atuam juntos para enviar energia à roda traseira por meio de uma transmissão automatizada de dupla embreagem. Um modo abaixo, o motor elétrico atua apenas na recuperação de energia elétrica. Por último, o sistema disponibiliza um modo onde o motor a combustão é desligado e a moto rodaria apenas com o motor elétrico, ainda atuando antes do câmbio e mantendo as marchas.