Eletrificada: Kawasaki registra patente de moto híbrida

Junção de motores a combustão e elétrico é comum nos carros, mas peso e espaço extra do sistema restringe uso nas motos
Kawasaki

Kawasaki | Imagem: Divulgação

O uso de sistemas híbridos já vem se popularizando entre os automóveis nos últimos anos. Porém, para unir a maior autonomia e facilidade de abastecimento do motor a combustão com torque instantâneo e emissão zero de poluentes do elétrico, o peso aumenta e o espaço necessário para o conjunto é maior. Esse é um dos grandes motivos de as motos híbridas ainda não serem vistas rodando por aí.

Só que isso não impede as montadoras de tentarem. A Kawasaki é uma das que estão buscando um jeito de eletrificar suas motocicletas. A marca nipônica registrou uma série de pedidos de patente para tecnologias novas em suas motocicletas. Além de um motor convencional e um punho com botões em formato de joystick ao lado do acelerador, as imagens mostravam apenas uma moto sport touring.

Saiba mais: novas Kawasaki Ninja 650 e Z650 são lançadas no Brasil

Patente registrada pela Kawasaki para sistema híbrido
Diagrama mostra relações de funcionamento entre os motores a combustão e elétrico
Imagem: Reprodução

Porém, uma das patentes mostra também um diagrama de condições para o funcionamento do motor, selecionada por meio dos botões no punho direito. Além de mapeamentos específicos para o motor a combustão, ainda são mostradas condições para um sistema de regeneração de energia elétrica dependendo do modo de condução selecionado.

Patente registrada pela Kawasaki para sistema híbrido
Patente registrada pela Kawasaki para sistema híbrido
Imagem: Reprodução

No modo mais potente, o motor a combustão e o elétrico atuam juntos para enviar energia à roda traseira por meio de uma transmissão automatizada de dupla embreagem. Um modo abaixo, o motor elétrico atua apenas na recuperação de energia elétrica. Por último, o sistema disponibiliza um modo onde o motor a combustão é desligado e a moto rodaria apenas com o motor elétrico, ainda atuando antes do câmbio e mantendo as marchas.

Patente registrada pela Kawasaki para sistema híbrido
Punho com "joystick" faria a operação dos modos eletrificados
Imagem: Reprodução
Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos