Faixa azul em São Paulo: autorizada expansão em novas vias

Ministério dos Transportes liberou ampliação do sistema de faixa preferenciais para motos na cidade. Saiba em quais avenidas será implantado
Faixa azul para motos na Avenida 23 de Maio, em São Paulo

Faixa azul para motos na Avenida 23 de Maio, em São Paulo | Imagem: Prefeitura de São Paulo

A faixa azul para motos será ampliada na cidade de São Paulo. Em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira (28) na Prefeitura de São Paulo, o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou documento autorizando a implantação de mais quilômetros das vias preferenciais para motocicletas em São Paulo. 

Entre as novas vias que vão receber o programa estão as avenidas Sumaré, Nações Unidas, Brigadeiro Faria Lima, Jacu Pêssego, entre outras (veja todas elas mais abaixo na reportagem).

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Redução de mortes

Implantada em 2022, a faixa azul, destinada a motociclistas, foi resultado de anos de estudos. A primeira experiência foi na avenida 23 de Maio, que integra o corredor norte-sul. Após um ano da experiência, o resultado foi muito motivador: zero óbito e redução expressiva no números de sinistros.

Como consequência, a Prefeitura buscou novas regiões para implantar faixa azul, incluindo a avenida dos Bandeirantes, que também atingiu zero acidente fatal. Agora o plano é espalhar essa solução para outras avenidas e também para outros municípios, já que efetivamente reduziu acidentes e, mais importante, lesões graves e óbitos.

“Achamos fundamental estimular os municípios a tomarem iniciativas para aumentar a segurança no trânsito. Junto com a prefeitura de São Paulo, que solicitou o uso da sinalização experimental, queremos avançar na redução de sinistros e evitar mortes no trânsito”, disse
o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Ministério dos Transportes autoriza ampliação da faixa azul em São Paulo
Ministério dos Transportes autoriza ampliação da faixa azul em São Paulo
Imagem: Marcio Ferreira/MT

É visível o crescimento da frota de motos em São Paulo desde que começou a pandemia de Covid-19. Enquanto a frota de carros aumentou 32%, a de moto cresceu 70%, resultado da grande demanda por serviços de entrega. Daí a necessidade de proteger os motociclistas e melhorar a convivência com outros veículos.

"Essa é uma experiência que São Paulo trouxe e que deu muito certo, sem registro de nenhum óbito em um ano, que demonstra a importância do projeto para a preservação da vida dos motociclistas", afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. 

Quais as novas vias que devem receber a faixa azul em São Paulo?  

• Trecho 1: Avenidas Sumaré/Avenida Paulo VI e Avenida das Nações Unidas sentido Castelo Branco, entre Rua Prof. Campos de Oliveira e a Avenida Pe. José Maria e sentido Interlagos entre a Avenida Mario Lopes Leão e rua Prof. Campos de Oliveira;
• Trecho 2: Avenida Brigadeiro Faria Lima, Avenida Zaki Narchi e Avenida Luiz Dumont Villares;
• Trecho 3: Avenida Miguel Yunes;
• Trecho 4: Avenida Jacu Pêssego, Avenida Nova Trabalhadores, Avenida Vice-presidente José de Alencar Gomes da Silva e Avenida do Estado.

Padrão para a faixa azul

No entanto, a implantação das novas faixas exige o atendimento de uma série de condições pré-estabelecidas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). As larguras das faixas devem ser de, no mínimo, 1,10 metro entre eixos da sinalização horizontal para limite de velocidade de 50 km/h, e de 1,20 metro para limite de velocidade de 60 km/h.


E como as experiências positivas em São Paulo acabam chegando em outros municípios, o ministro do Transportes, Renan Filho, já sinalizou com a expansão para outras cidades do Brasil. A ideia é criar padrões para facilitar a identificação em todo o Brasil.

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Por

Tite Simões

Geraldo 'Tite' Simões é jornalista e instrutor de pilotagem na Speedmaster.

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