Grupo VW já procura investidores para comprar a Ducati

Marca italiana de motocicletas esportivas tem futuro incerto com a reestruturação dos negócios da montadora alemã
Ducati Panigale V4 S 2020

Ducati Panigale V4 S 2020 | Imagem: Divulgação

O Grupo Volkswagen mantém em seu portfólio diversas marcas, entre elas empresas não alemãs de alta performance, como a Bentley e a Lamborghini. No papel, a Ducati pertence à fabricante italiana de esportivos desde 2019. A questão agora é que a VW está reestruturando seus negócios e investindo cada vez mais veículos elétricos ou de baixas emissões de poluentes, colocando em xeque o destino das três marcas.

Especificamente sobre a Ducati, fontes ligadas ao Grupo VW reportaram ao site Automotive News Europe que “já há uma movimentação” dentro da empresa no sentido de realizar conversas com investidores que tenham potencial para comprar ações da marca italiana de motocicletas no futuro próximo. Ainda não se sabe se a Volkswagen venderá totalmente a Ducati ou se está em busca apenas de investidores que assumam o controle acionário da marca.

Saiba mais: nova Ducati Multistrada V4 terá intervalos de 60.000 km entre revisões

De acordo com a publicação, o Grupo Volkswagen espera que os futuros investidores da Ducati estejam prontos para realizar a compra - total ou parcial - da marca italiana já no início de 2021. Entre os “incentivos” para os investidores, a empresa estaria disposta a também fazer parcerias estratégicas de compartilhamento de tecnologias e incluir até uma valiosa lista de clientes em potencial para as motos da Ducati.

Apesar de a notícia tornar nebuloso o futuro da tradicional fabricante italiana de esportivas, não é a primeira vez que o Grupo Volkswagen tenta se livrar da Ducati. Em 2017, a empresa teria recebido ofertas de marcas como a Indiana Bajaj e a candense Polaris, além de grandes grupos de investimento. No entanto, os planos foram abortados na época por pressão de lideranças sindicais italianas.

Ducati Multistrada 950 2021
Ducati Multistrada 950 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!