Harley-Davidson encara prejuízo e cortará motos de sua linha

Marca norte-americana quer se reestruturar e ter menos complexidade na linha. Novos modelos estão ameaçados
Harley-Davidson Bronx

Harley-Davidson Bronx | Imagem: Divulgação

Jochen Zeitz, principal executivo global da Harley-Davidson, trouxe más notícias a uma conferência com investidores para reportar os resultados financeiros da marca referentes ao segundo trimestre de 2020. Nesse período, a empresa teve uma queda de 27% nas vendas globalmente por conta da pandemia da Covid-19 e, por conta disso, anunciou um prejuízo líquido de US$ 92 milhões (R$ 477,6 milhões) para o trimestre passado.

Segundo Zeitz, a recuperação também não será tão rápida. Por conta das paralizações das linhas de montagem nos EUA e na Tailândia antes do fechamento da rede de concessionárias, muitas lojas ainda estão sem motos no estoque. Segundo a Harley-Davidson, 93% de todas as suas lojas globalmente já reabriram.

Harley-Davidson Bronx
Harley-Davidson Bronx
Imagem: Divulgação

Na apresentação com acionistas, o chefão da Harley informou que pretende colocar em movimento um plano de reestruturação. As vendas da marca vêm se retraindo desde 2015, mas o segundo trimestre de 2020 foi o primeiro período em que a Harley-Davidson reportou prejuízos, ao passo que a comercialização de modelos usados em suas lojas cresceu.

Para reverter a tendência, uma das ações anunciadas por Zeitz foi a de reduzir a linha de produtos. O executivo falou em ter uma linha de motocicletas 30% menor. O chefão da Harley-Davidson afirmou que a linha de produtos atual da marca é muito complexa e tal complexidade nas linhas de montagem aumenta os custos.

No entanto, a segunda parte da reestruturação pode ser mais complicada. O antigo CEO da Harley, Matt Levatich, estava preparando a marca para uma “revolução” que levaria a empresa a atuar em segmentos inéditos, Daí surgiram a elétrica LiveWire e os conceitos da aventureira Pan America e da naked Bronx.

Por sua vez, Zeitz acredita que o rumo para a Harley-Davidson seja se fortalecer nos segmentos em que já se encontra. Uma expansão iria no máximo até o segmento das big trails, onde o executivo acredita haver uma real oportunidade de ganhos. Com isso, a imprensa norte-americana já especula que a Pan America deverá ter seu lançamento atrasado, mas confirmado. Já o projeto da Bronx corre sério risco de ser cancelado. 

Harley-Davidson Pan America
Harley-Davidson Pan America
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!