Harley-Davidson terá Kymco como sócia na LiveWire

Marca de motos elétricas também receberá aporte de fundo de investimentos e abrirá o capital nos EUA. Novo modelo com tecnologia inédita está a caminho
A nova plataforma Arrow será a base para as futuras motocicletas elétricas da LiveWire

A nova plataforma Arrow será a base para as futuras motocicletas elétricas da LiveWire | Imagem: Reprodução

A Harley-Davidson não estará sozinha em sua investida em motocicletas elétricas. A fabricante norte-americana decidiu abrir o capital da LiveWire, marca criada para vender os modelos eletrificados, e para isso terá duas novas sócias no projeto, o fundo de investimentos AEA-Bridges Impact Corp (ABIC) e a Kymco, de Taiwan.

Sim, a marca que é parceira da Suzuki há anos será responsável por expandir a rede de distribuição assim como a produção. Para isso, ela terá 4% da nova sociedade.

Já a ABIC servirá como uma ponte para a abertura de capital já que ela possui ações na Bolsa de Valores dos EUA e por isso não será necessário fazer o chamado IPO (oferta pública inicial).

A expectativa da Harley é levantar US$ 545 milhões (mais de R$ 3 bilhões) com a transação e que serão usados para desenvolver novos produtos.

Os futuros lançamentos da LiveWire: motos elétricas de médio, pequeno e grande porte
Os futuros lançamentos da LiveWire: motos elétricas de médio, pequeno e grande porte
Imagem: Reprodução

Por falar neles, a empresa revelou a nova plataforma modular elétrica que dará origem aos próximos modelos da LiveWire. Batizada de “Arrow” (flecha), a arquitetura será usada primeiro nos modelos S2, de médio porte. Em seguida, a parceria com a KYMCO servirá para lançar uma linha de produtos de entrada (S3) e então chegando às motos de alta potência (S4).

A Arrow pretende oferecer mais capacidade de armazenamento de energia e longa duração. A plataforma também é projetada para simplificar a parte eletrônica e melhorar a refrigeração das partes.

A próxima moto do portfólio da LiveWire e que se juntará à One é a “S2 Del Mar”, nome provisório d moto de médio porte. É estimado que essa moto chegue ao mercado em 2023, no entanto.

O otimismo da Harley-Davidson com o segmento de motos elétricas é enorme. A marca espera que em 2026, 10% dos modelos sejam eletrificados nos EUA enquanto na Europa essa participação deve chegar a 13%. Nada em comparação à China, onde as motos elétricas responderão por nada menos que 45% das vendas dentro de cinco anos.

“A LiveWire poderá operar como uma empresa pública ágil e inovadora, enquanto se beneficia dos recursos de fabricação e distribuição em escala de seus parceiros estratégicos, Harley-Davidson e KYMCO”, afirmou Jochen Zeitz, presidente e CEO da Harley-Davidson.

LiveWire One 2022
LiveWire One 2022
Imagem: Divulgação

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos