Harley Pan America ou BMW R1250GS: o que cada uma traz?

Montadora norte-americana entra de cabeça no mercado das big trails, mas será que ela supera a referência do segmento?
Harley-Davidson Pan America ou BMW R1250GS

Harley-Davidson Pan America ou BMW R1250GS | Imagem: Motoo

No último dia 22, a Harley-Davidson revelou os detalhes da Pan America, a primeira big trail de toda a sua centenária história. O segmento das grandes aventureiras é um território inexplorado para a marca e também tem concorrentes de muito peso competindo pelos clientes em todos os principais mercados globais.

Para medir como a Pan America se compara com a referência do mercado, a BMW R1250GS, tomamos por base as versões de entrada de cada uma oferecidas nos mercado norte-americano, onde ambas estão disponíveis. A ideia é colocar frente a frente os números de cada uma, mais do que olhar qual é mais equipada ou tecnológica, com o intuito de ver se a novidade da Harley tem o que é preciso para se firmar no mercado.

Preços nos EUA

Harley-Davidson Pan America: US$ 17.139 (R$ 93,4 mil)
BMW R1250GS: US$ 17.995 (R$ 97,7 mil)

Harley-Davidson Pan America 2022
Harley-Davidson Pan America 2022
Imagem: Divulgação

Motor e câmbio

Harley-Davidson Pan America
Construção: bicilíndrico em V, duplo comando variável, 8V, arrefecimento a líquido
Cilindrada: 1.252 cm³
Potência: 152 cv a 9.000 rpm
Torque: 12,95 kgfm a 6.750 rpm
Câmbio: mecânico de seis marchas
Transmissão final: corrente

BMW R1250GS
Construção: bicilíndrico boxer (cilindros contrapostos), duplo comando variável, 8V, arrefecimento a líquido
Cilindrada: 1.254 cm³
Potência: 138 cv a 7.750 rpm
Torque: 14,5 kgfm a 6.250 rpm
Câmbio: mecânico de seis marchas
Transmissão final: eixo cardã selado

Supensão

Harley-Davidson Pan America
Dianteira: garfo telescópico invertido
Curso: 190 mm
Traseira: balança monoamortecida
Curso: 190 mm

BMW R1250GS
Dianteira: braço oscilante de alumínio monoamortecido
Curso: 190 mm
Traseira: braço oscilante único de alumínio
Curso: 200 mm

BMW R 1250 GS 2021
BMW R 1250 GS 2021
Imagem: Divulgação

Rodas e pneus

Harley-Davidson Pan America
Dianteira: liga leve, 19 polegadas, pneu 120/70 R19 
Traseira: liga leve, 17 polegadas, pneu 170/60 R17 

BMW R1250GS
Dianteira: liga leve, 19 polegadas, 120/70 R19
Traseira: liga leve, 17 polegadas, pneu 170/60 R17 

Freios

Harley-Davidson Pan America
Dianteira: dois discos de 320 mm, pinça de 4 pistões com ABS
Traseira: disco de 280 mm, pinça de pistão único com ABS

BMW R1250GS
Dianteira: dois discos de 305 mm, pinça de 4 pistões com ABS
Traseira: disco de 276 mm, pinça de dois pistões com ABS

Medidas

Harley-Davidson Pan America
Capacidade do tanque: 21,1 litros
Altura do assento: 850 mm
Entre-eixos: 1,58 m
Peso: 242 kg

BMW R1250GS
Capacidade do tanque: 23,8 litros
Altura do assento: ajustável entre 850 mm e 870 mm
Entre-eixos: 1,51 m
Peso: 249 kg

Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Tudo sobre a BMW R 1250 GS

BMW R 1250 GS

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos