Harleys poderão se equilibrar sozinhas

Marca norte-americana pede patente de dispositivo que promete auxiliar na tarefa de manter a motocicleta em pé
Harley-Davidson Softail Deluxe 2019

Harley-Davidson Softail Deluxe 2019 | Imagem: Divulgação

Nos últimos meses, a Harley-Davidson vem enfrentando alguns problemas. E não é apenas a pandemia da Covid-19 afetando as vendas. A marca está com seu público alvo envelhecendo e tem dificuldades de atrair novos clientes para a sua linha de grandes estradeiras. Modelos como a elétrica LiveWire, a trail Pan America e a naked Bronx, prometiam uma solução, mas os planos estão atrasados e já causaram até a troca de CEO na empresa.

Apesar de nenhuma resposta simples poder resolver tal situação, a Harley-Davidson já trabalha em soluções, digamos, “alternativas”. A marca efetuou um pedido de patente nos EUA para um dispositivo que usa o efeito giroscópico de um disco de metal em alta rotação para facilitar o equilíbrio das grandes motos da marca. Teoricamente, seria possível até que a moto se equilbre sozinha.

As imagens da patente mostram o giroscópio apoiado em dois eixos para permitir a movimentação vertical e horizontal. O acionamento do disco se dá por um motor elétrico e seu tamanho permite a instalação nos baús superiores da linha de motos Touring da Harley-Davidson.

A ideia seria utilizar tal dispositivo para que a moto exija pouco ou nenhum esforço para se manter em pé quando parada ou em velocidades muito baixas. Com isso, a condução das motocicletas grandes da Harley seria facilitada tanto para um público mais velho, com dificuldades para fazer força, quanto para o mais novo, que não tem muita habilidade ainda com modelos pesados.

Harley-Davidson Pan America
Harley-Davidson Pan America
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!