Hidrogênio nas motos: 4 grandes japonesas se unem por tecnologia

Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki criam a associação HySE com foco no uso de hidrogênio para pequenos veículos de mobilidade
Moto Kawasaki hidrogênio

Moto Kawasaki hidrogênio | Imagem: Kawasaki

Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki anunciaram nesta quarta-feira, 17 de maio, a união de esforços para desenvolver motores movidos a hidrogênio para pequenos veículos de mobilidade. As empresas receberam a aprovação do governo japonês para formarem a associação de pesquisa tecnológica chamada de HySE.

Não é a primeira vez que as gigantes japonesas trabalham em conjunto na busca de novos métodos de gerar energia para suas motos, scooters e bicicletas. Vimos a recente criação da empresa Gachaco para a criação de sistemas de baterias intercambiáveis, que inclusive, já começou a funcionar no Japão.

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"Para concretizar uma sociedade descarbonizada, é necessária uma estratégia de múltiplos caminhos para abordar várias questões no setor de mobilidade, em vez de focar em uma única fonte de energia. Nesse cenário, a pesquisa e o desenvolvimento direcionados à comercialização de mobilidade com motores movidos a hidrogênio – considerada uma fonte de energia de última geração – ganham força", disseram as fabricantes, em nota.

Como projeto próprio, a Kawasaki revelou em 2022, durante o Eicma, um protótipo de motocicleta movida com hidrogênio. A empresa disse que trabalha em motor que utiliza gás comprimido de hidrogênio. Sua base é plataforma esportiva H2 e vemos na imagem um modelo de alta performance na categoria sport-touring, ou seja, um caminho diferente do previsto na HySE, que tem foco em veículos leves.

Moto Kawasaki Hidrogênio
Moto Kawasaki Hidrogênio
Imagem: Kawasaki

Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.

Desafios do hidrogênio nas motos

Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki apontam certas dificuldades no uso do elemento para geração de energia, como a alta velocidade da chama e a grande região de ignição, o que gera combustão instável. Além disso, a pequena capacidade do tanque, no caso dos veículos de pequena mobilidade, deixam sua capacidade limitada. 

O HySE terá as seguintes áreas de pesquisa e desenvolviment:

1. Pesquisa sobre motores movidos a hidrogênio

  • Pesquisa sobre o desenvolvimento baseado em modelos de motores movidos a hidrogênio (Honda)
  • Estudo elementar sobre funcionalidade, desempenho e confiabilidade dos motores movidos a hidrogênio (Suzuki)
  • Pesquisa prática usando motores reais movidos a hidrogênio em sua funcionalidade, desempenho e confiabilidade (Yamaha Motor, Kawasaki Motors)

2. Estudo sobre o sistema de reabastecimento de hidrogênio

  • Estudando os requisitos para um sistema de reabastecimento de hidrogênio e tanques de hidrogênio para pequena mobilidade (Yamaha)

3. Estudo do sistema de abastecimento de combustível

  • Estudo dos equipamentos auxiliares necessários para um sistema de abastecimento de combustível e tanques, e dos equipamentos instalados entre o tanque de combustível e o injetor (Kawasaki Motors)

Além das 4 fabricantes de motos, também fazem parte do projeto, como membros especiais, a Toyota e a Kawasaki Heavy Industries, "empresa-mãe" da Kawasaki Motors. 

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