Hidrogênio nas motos: 4 grandes japonesas se unem por tecnologia
Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki criam a associação HySE com foco no uso de hidrogênio para pequenos veículos de mobilidade
Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki anunciaram nesta quarta-feira, 17 de maio, a união de esforços para desenvolver motores movidos a hidrogênio para pequenos veículos de mobilidade. As empresas receberam a aprovação do governo japonês para formarem a associação de pesquisa tecnológica chamada de HySE.
Não é a primeira vez que as gigantes japonesas trabalham em conjunto na busca de novos métodos de gerar energia para suas motos, scooters e bicicletas. Vimos a recente criação da empresa Gachaco para a criação de sistemas de baterias intercambiáveis, que inclusive, já começou a funcionar no Japão.
VEJA TAMBÉM:
- VÍDEO - Royal Enfield Scram 411: como é andar na trail clássica
- BMW exibe nova moto estradeira de olho na Harley-Davidson
"Para concretizar uma sociedade descarbonizada, é necessária uma estratégia de múltiplos caminhos para abordar várias questões no setor de mobilidade, em vez de focar em uma única fonte de energia. Nesse cenário, a pesquisa e o desenvolvimento direcionados à comercialização de mobilidade com motores movidos a hidrogênio – considerada uma fonte de energia de última geração – ganham força", disseram as fabricantes, em nota.
Como projeto próprio, a Kawasaki revelou em 2022, durante o Eicma, um protótipo de motocicleta movida com hidrogênio. A empresa disse que trabalha em motor que utiliza gás comprimido de hidrogênio. Sua base é plataforma esportiva H2 e vemos na imagem um modelo de alta performance na categoria sport-touring, ou seja, um caminho diferente do previsto na HySE, que tem foco em veículos leves.
Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.
Desafios do hidrogênio nas motos
Honda, Yamaha, Kawasaki e Suzuki apontam certas dificuldades no uso do elemento para geração de energia, como a alta velocidade da chama e a grande região de ignição, o que gera combustão instável. Além disso, a pequena capacidade do tanque, no caso dos veículos de pequena mobilidade, deixam sua capacidade limitada.
O HySE terá as seguintes áreas de pesquisa e desenvolviment:
1. Pesquisa sobre motores movidos a hidrogênio
- Pesquisa sobre o desenvolvimento baseado em modelos de motores movidos a hidrogênio (Honda)
- Estudo elementar sobre funcionalidade, desempenho e confiabilidade dos motores movidos a hidrogênio (Suzuki)
- Pesquisa prática usando motores reais movidos a hidrogênio em sua funcionalidade, desempenho e confiabilidade (Yamaha Motor, Kawasaki Motors)
2. Estudo sobre o sistema de reabastecimento de hidrogênio
- Estudando os requisitos para um sistema de reabastecimento de hidrogênio e tanques de hidrogênio para pequena mobilidade (Yamaha)
3. Estudo do sistema de abastecimento de combustível
- Estudo dos equipamentos auxiliares necessários para um sistema de abastecimento de combustível e tanques, e dos equipamentos instalados entre o tanque de combustível e o injetor (Kawasaki Motors)
Além das 4 fabricantes de motos, também fazem parte do projeto, como membros especiais, a Toyota e a Kawasaki Heavy Industries, "empresa-mãe" da Kawasaki Motors.
Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter
MAIS DO MUNDO MOTO