Honda Dax 125 tem lançamento mundial adiado por problema logístico

Destinada a Japão e Europa, a "salsichinha" possui tamanho diminuto e faz mais de 60 km/l. Empresa atribuiu atraso a interrupções provocadas pelo coronavírus
Moto ou cão? Essa é a Honda Dax 125

Moto ou cão? Essa é a Honda Dax 125 | Imagem: Honda

A aguardada Honda Dax 125 teve o seu lançamento mundial adiado, revelou a fabricante. Depois de reviver a "salsichinha" e marcar o início das vendas para 21 de julho, agora a montadora afirma que o cronograma foi atrasado.

"Atrasamos a produção de peças devido à infecção pelo novo coronavírus no exterior e suas contramedidas, e o envio mundial por mar. Decidimos adiar o lançamento do Dax 125 por enquanto porque a produção do Dax 125 é afetada pelo atraso na chegada de peças devido à interrupção da logística, como congestionamento no porto", afirmou a Honda.

VEJA TAMBÉM:

Não se engane: a Honda Dax 125 leva duas pessoas
Não se engane: a Honda Dax 125 leva duas pessoas
Imagem: Honda

A fabricante pediu desculpas pelo ocorrido e disse que dará uma nova data para a chegada da Dax 125 no futuro. O lançamento da Honda Dax 125 mexeu com a nostalgia de muita gente ao reviver a "salsichinha", como a moto é carinhosamente chamada. Além do visual despojado, a sua origem inspirada no cão da raça dachshund é algo bem interessante. O modelo foi anunciado para Europa e o Japão.

Infelizmente, será bem difícil o modelo vir ao Brasil do mesmo modo que já aconteceu com outras mini-motos recentes da Honda, como Grom (MSX 120 em alguns mercados). Como um nicho de volume baixo, a Dax 125 seria consideravelmente cara no país e parece não estar nos planos da fabricante para o mercado nacional.

Painel da Honda Dax 125
Painel da Honda Dax 125
Imagem: Honda

Para o Japão, a Dax 125 teve o preço definido em 440 mil ienes, o que dá algo em torno de R$ 17.180 (cotação do dia). Sabemos que, com taxas de importação e outros encargos, o valor seria mais alto ainda no Brasil, deixando o modelo muito acima de motos e scooter de 150/160 cc de cilindrada. 

Detalhes técnicos da Dax

Com chassi diminuto e rodas de 12 polegadas, a Dax pode parecer até um brinquedo; mas não se engane. É uma moto de verdade, precisa ser emplacada e exige habilitação do condutor. Nesta nova geração, o modelo recebeu o motor de 124 cc atual da Honda de 9,4 cavalos, já visto na MSX 125 e outros modelos. 

Com um tanque de 3,8 litros de capacidade, a Dax 125 pode fazer espantosos 63,7 km/l de consumo, segundo a Honda, para um peso de apenas 107 kg. As rodas são de 12 polegadas, e o freio é equipado com ABS na roda dianteira. 

VEJA TAMBÉM:

Honda Dax 125 2023 em imagem da traseira
Honda Dax 125 2023 em imagem da traseira
Imagem: Honda