Husqvarna planeja naked elétrica para 2022

Planos incluem também um novo scooter da marca sueca, hoje sob o controle da empresa Pierer Mobility
Husqvarna Vitpilen 701 2018

Husqvarna Vitpilen 701 2018 | Imagem: Divulgação

Hoje operando sob o controle da Pierer Mobility, a sueca Husqvarna teve um pouco de seus planos para o futuro revelados por documentos internos da empresa matriz que foram vazados. Nele, quatro novidades da marca e também da GasGas puderam ser notados no total. Além de bicicletas elétricas, a Husqvarna estaria se programando para a chegada de um scooter e uma nova naked pequena, ambas com propulsão elétrica. A Pierer controla também a KTM.

O scooter é chamado até o momento apenas de “E-Scooter” e deve ser apresentado aos mercados europeus a partir de 2021. Os dados técnicos ainda são escassos, mas os documentos apontavam para um motor elétrico de 4 kW (5,4 cv) para o modelo. No entanto, ainda não se sabe a respeito do tamanho da bateria ou da autonomia.

Husqvarna E-Pilen projeção de documento vazado
Husqvarna E-Pilen projeção de documento vazado
Imagem: Reprodução

Para a pequena naked, a Pierer Mobility está usando o nome “E-Pilen”, programada para estrear em 2022. Em sueco, pilen significa flecha e tal estratégia de nomenclatura já é utilizada atualmente pelas Husqvarna Svartpilen (flecha preta) e Vitpilen (flecha branca). No caso da novidade elétrica, o documento informa também um motor de 4 kW, mas tendo como opção uma unidade de 10 kW (13,6 cv), ou o equivalente a uma moto 125.

Apesar de a imagem que ilustra os documentos ainda mostrar uma E-Pilen nos estágios iniciais de design, o conjunto formado por motor e bateria parece bastante compacto quando comparado às motos elétricas já disponíveis no mercado, o que pode indicar uma moto mais leve quando comparada às rivais. Além disso, mescla bem os elementos atuais das nakeds da Husqvarna com toques mais modernos.

Husqvarna Vitpilen 701 2018
Husqvarna Vitpilen 701 2018
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!