Instituto europeu quer ABS obrigatório em qualquer tipo de moto

Conselho independente de segurança recomendou que países mudem a lei que só prevê o dispositivo em modelos com mais de 125 cc. Será que a ideia poderia ser adotada pelo Brasil?
Freios ABS são obrigatórios em motos com mais de 125 cc desde 2019 na Europa. No Brasil, item é de série em motos com 300 cc ou mais

Freios ABS são obrigatórios em motos com mais de 125 cc desde 2019 na Europa. No Brasil, item é de série em motos com 300 cc ou mais | Imagem: Divulgação

A Europa costuma ser a linha de frente em novos regulamentos de segurança viária, mas mesmo no Velho Continente algumas brechas permanecem abertas a despeito das evidências de um problema.

É o caso da obrigatoriedade dos freios ABS. Os países da União Europeia determinam que motocicletas tenham o dispositivo desde 2016, mas apenas para modelos com mais de 125 cc.

É justamente isso que o Conselho Europeu de Segurança nos Transportes (ESCT na sigla em inglês) quer mudar. O instituto privado realizou um estudo com dados de 2021 que mostrou que 3.891 pessoas morreram enquanto conduziam um veículo de duas rodas de baixa cilindrada, 90% deles homens.

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Por essa razão, o ESTC solicitou à União Europeia e seus países-membros que mudem a lei para que o ABS passe a equipar qualquer tipo de motocicleta.

Fato é que a popularização de modelos de duas rodas elétricos em ambientes urbanos pode ampliar o número de acidentes e comprovar da pior maneira que a recomendação do conselho é mais do que urgente.

Freio a disco da Yamaha Fazer FZ15 2023
ABS no Brasil é obrigatório desde 2019, mas em motos maiores
Imagem: Yamaha

ABS obrigatório para motos com 300 cc ou mais

E no Brasil, será que o mercado veria com bons olhos a obrigatoriedade do ABS em todas as motos? Os freios desse tipo já são amplamente utilizados e automóveis, mas entre as motocicletas trata-se de um item restrito a modelos de cilindrada mais elevada.

Segundo norma do Denatran, implantada em 2019, o ABS só é obrigatório em motos com 300 cc ou mais, uma parcela ínfima das vendas no país.

Nos modelos populares, a primeira opção é o sistema CBS, de acionamento combinado dos freios, um recurso importante para melhorar a frenagem, mas que não substitui o ABS em situações onde o acionamento é prejudicado.

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Como sempre ocorre com avanços tecnológicos no Brasil, a adoção do sistema ABS esbarraria no preço das motos, item sensível para o bolso do consumidor. Mas a longo prazo, sua implementação diluiria o custo de produção, tornando o equipamento mais acessível.

Em suma, é um assunto que as autoridades brasileiras, a indústria e os órgãos de defesa do consumidor deveriam abordar o quanto antes. Confira abaixo um vídeo da Bosch que mostra a eficácia do dispositivo:

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