Já avaliamos as duas nakeds da Honda a CB 500F e a CB 650F, mas apesar da semelhança no visual, o design relativamente bem parecido e a mesma cor laranja que figura como opção para os dois modelos, existe uma série de diferenças entre os modelos. Está em dúvida entre qual escolher? Na nossa opinião, a decisão fica entre a razão e a emoção, como você pode conferir no resumo abaixo:

A CB 500F tem uma serie de atrativos onde a razão fala mais alto...

O motor de dois cilindros tem uma sonoridade grave e a mesmo tempo comportada. As acelerações e as retomadas de velocidade são eficientes, mas “calculadas”, ou seja, não comprometem o desempenho, porém a CB 500F não é uma moto extremamente arisca para priorizar o baixo consumo de combustível.

O conjunto de suspensão da CB 500F privilegia a pilotagem esportiva, mas também oferece conforto e postura de pilotagem sobre a naked é mais comportada, adequada ao uso urbano. A CB 500F ainda oferece bom desempenho nos pisos irregulares e sobre a buraqueira das cidades.

O pneu traseiro é mais fino, 160/60 – 17, contra 180/60-17 da dianteira, o que além de facilitar a pilotagem, diminui o consumo. O peso, de 178 kg, é ponto positivo da CB 500F no uso diário. A posição do piloto é agradável, não cansa e oferece agilidade no trânsito intenso. As costas ficam mais eretas e o controle da moto é mais fácil.

...já pilotando a CB 650F a coisa muda, e a emoção é a palavra-chave

O motor de quatro cilindros da 650F “grita” alto e forte. A aceleração e as retomadas, passam a ser o ponto forte da naked de maior deslocamento, mostrando o espírito de uma máquina que prioriza a velocidade.

Na posição de pilotagem, os ares são outros, e a tocada agressiva é quem prevalece.
Mesmo pesando 17 kg a mais (195 kg), a CB 650F também é fácil de manobrar e ágil no trânsito.

A naked também oferece um pacote mais refinado, como é possível notar em seu conjunto de suspensão com o sistema SDBV (Showa Dual Bending Valve), um conjunto mais leve e bastante estável.

Os preços sugeridos têm peso respeitável: R$ 25.390 para a CB 500F contra R$ 35.490 pedidos na CB 650F, portanto são quase R$ 10.000 a mais. Mas e você, prefere optar pela razão ou se render na busca da emoção?

 
 
Honda CB 500F 2018
 
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
 
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
 
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
 
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
 
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
 
Honda CB 500F 2018
Honda CB 500F 2018
Família 500, da Honda, chega à linha 2018
 
Família 500, da Honda, chega à linha 2018
Família 500, da Honda, chega à linha 2018
Honda CBR 650F 2018
 
Honda CBR 650F 2018
Honda CBR 650F 2018
Honda CB 650F 2019
 
Honda CB 650F 2019
Honda CB 650F 2019
Honda CB 650F 2019
 
Honda CB 650F 2019
Honda CB 650F 2019
Honda CB 650F 2019
 
Honda CB 650F 2019
Honda CB 650F 2019
Honda CB 650F 2019
 
Honda CB 650F 2019
Honda CB 650F 2019
 
 

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo

José Luiz Lazzari | http://www.jlldesign.com.br/