Kawasaki reafirma mudança brutal em suas motos até 2030

Fabricante, que ganhará independência do grupo a partir de outubro, vislumbra uma linha de modelos híbridos, elétricos e movidos também a hidrogênio
Kawasaki EV Endeavor, moto esportiva elétrica

Kawasaki EV Endeavor, moto esportiva elétrica | Imagem: Divulgação

A Kawasaki anunciou no ano passado o “Vision 2030” (Visão 2030), um plano de metas para revolucionar sua atuação em diversos ramos, incluindo as motocicletas.

Nesta semana, a empresa japonesa reafirmou seu compromisso com essas mudanças e que devem ter um impacto enorme na divisão de motos.

O primeiro sinal dessa nova fase ocorrerá em outubro quando Kawasaki Motors for estabelecida, uma empresa mais independente do grupo, a fim de focar nas necessidades atuais e futuras de seus clientes.

Yasuhiko Hashimoto, presidente da Kawsaki Heavy Industries (KHI), controladora da divisão de motos, revelou em sua apresentação que o mercado de modelos com motores acima de 400 cc aumentou nada menos que 80% desde 2017. Ele também constatou que o público jovem, na faixa dos 20 anos, cresceu 60% nesse período.

Um dos pontos mais interessantes dos planos da Kawasaki é o fato de não apostar numa solução única de mobilidade sustentável. A marca japonesa, em vez disso, estuda a propulsão elétrica, mas também uma opção híbrida e a hidrogênio.

O grupo leva vantagem em relação a alguns concorrentes por atuar em outros segmentos como naval, aeronáutico e de indústria pesada, o que facilita e torna mais barata a pesquisa.

A fabricante japonesa, inclusive, já estuda algumas tecnologias na prática, com protótipos de propulsão híbrida e também elétrica. No ano passado, a Kawasaki apresentou a EV Endeavor, uma esportiva EV que havia sido previamente revelada ainda sem nome oficial no EICMA de 2019. O modelo, no entanto, ainda parece bastante inicial, com performance modesta.

Até 2030, porém, certamente a fabricante japonesa avançará nessas tecnologias a ponto de vermos surgir motos até então nunca imaginadas.

Kawasaki EV Endeavor, moto esportiva elétrica
Kawasaki EV Endeavor, moto esportiva elétrica
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!