'Motovolks', Kahena e mais: veja 10 motos com motores de carro

Motor de Fusca em moto? Motocicleta com motor a diesel? Conheça 10 "experimentos" de apaixonados que juntaram os mundos das 2 e das 4 rodas
Track T800-CDi

Track T800-CDi | Imagem: Reprodução

As motocicletas são conhecidas por seus motores mais compactos e econômicos do que os dos carros, mas certamente muitos já pensaram em misturar automóveis e motos. Nomes como Kahena e Amazonas certamente podem vir à mente dos brasileiros, mas esse tipo de projeto também acontece fora do país.

Seja qual for a circunstância da época, não faltavam soluções malucas de fabricantes ao ousarem e instalarem motor de carros em suas motocicletas. Para resgatar algumas delas, listamos 10 motos com motores de carros com as mais curiosas ideias que inclui até a brasileira 1.600 Amazonas feita com motor de Volkswagen Fusca e de outros carros da marca. Confira!

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1. Dodge Tomahawk

O modelo não passou de uma moto-conceito. Foi apresentada no Detroit Auto Show 2003 pela Dodge, mas até hoje é lembrada pelo seu design único e super esportivo. Traz um motor V10 8.2 “emprestado” do Dodge Viper SRT10, com nada menos que 506 cv. A ideia inicial era de torná-la a moto mais rápida do planeta ao ultrapassar os 700 km/h, mas que "só conseguiu" 600 km/h. Apenas 9 unidades foram construídas.

Dodge Tomahawk
Dodge Tomahawk
Imagem: Reprodução

2. Olson Zephyr V12

Outra “aberração” veio dos caras da Olson s V8 Flathead Motorcycles com a Olson Zephyr V12. O motor 5.0 V12 retirado de um Lincoln-Zephyr da década de 1930 rendia até os 130 cv, com algumas adaptações e inserções de componentes mais modernos. À época que apresentaram o projeto, em 2014, seus construtores juravam 480 km/h de velocidade final. Apenas nove foram construídas e vendidas no mundo todo.

Olson Zephyr V12
Olson Zephyr V12
Imagem: Reprodução

3. Quasar

Note o formato e veja a semelhança com o Reliant Robin, o carro de três rodas que aparece capotando nas hilárias cenas de Mr. Bean. Mas a semelhança não para por aí. O motor também vem do próprio carro. A fabricante britânica aproveitou um motor de quatro cilindros em linha de 850 cc de 40 cv que era capaz de ultrapassar os 130 km/h de velocidade final. Bastante rara, a Quasar foi fabricada entre 1976 e 1982 e teve só 21 unidades produzidas. 

Quasar
Quasar
Imagem: Reprodução

4. Track T800-CDi

A holandesa Track Diesel Motorcycle, especializada na fabricação de motores diesel para o uso agrícola, industrial e náutico, apostou na produção e exportação da primeira moto da empresa com propulsor a diesel. A unidade vem de um Smart, no caso o tricilíndrico turbodiesel de 800cc aliado a uma transmissão CVT capaz de gerar uma potência máxima de 50 cv e torque de 10,2 kgfm. A velocidade final é de 155 km/h, segundo a marca.

Motos com motores de carros
Motos com motores de carros
Imagem: Divulgação

5. AME 1.600 Amazonas

Também conhecida como "Motovolks", ela foi a primeira moto a contar com marcha à ré. Além dessa peculiaridade, a cruiser é uma espécie de Frankenstein das motos, pois, tem painel do VW Passat, pinça de freio do Ford Corcel, discos da VW Variant e, claro, motor 1.600 (1.584 cc) de 54 cv de potência e torque de 10 kgfm, considerado um dos maiores motores para uma moto. Já para dar maior agilidade, foi instalado um câmbio de VW SP2.

AME 1600 Amazonas
AME 1600 Amazonas
Imagem: Reprodução

6. Kahena 1.600

Com o fim da Amazonas Motocicletas Especiais (AME), os fundadores criaram em 1990 a Kahena que assim como a 1.600 Amazonas também contava com motor 1.6 do Fusca. Considerada uma evolução da Amazonas, a nova moto trazia chassi de aço estampado, transmissão por eixo cardã e suspensão traseira monobraço. Com produção artesanal, poucas unidades foram produzidas até o final dos anos 1990.

Kahena 1600
Kahena 1600
Imagem: Reprodução

7. Münch Mammut

O experiente mecânico e piloto de corridas Friedel Münch correu com uma 500cc da Horex, mas com a falência desta, apostou na própria marca de motos. Com pouco recurso para produção em série, em 1966 apresentou a Mammut cujo motor de quatro cilindros (996 cm3) de 55 cv veio do NSU Prinz - carro que custava menos que a moto, mas com caixa de câmbio e transmissão próprias. Pesando 300 Kg, a Mammut alcança 190 km/h.

Münch Mammut
Münch Mammut
Imagem: Reprodução

8. Indian Dakota Four/Wiking

A Dakota Four de 1928 foi produzida com peças vindas da Ace Motor Corporation adquirida em 1927 pela Indian, mas o motor vinha de fora dos EUA, no caso uma mistura de bloco vindo de propulsores Volvo de quatro cilindros, cilindros do VW Fusca e cabeçote feito especialmente para o modelo. Já o câmbio de quatro marchas vinha dos carros da BMW. Essa receita resultou em um motor de duas válvulas por cilindro, refrigerado a ar de 1.845 cc. A Four foi descontinuada em 1942.

Indian Dakota Four/Wiking
Indian Dakota Four/Wiking
Imagem: Reprodução

9. Van Veen OCR 1000

A holandesa Van Veen produziu entre 1978 e 1981 a OCR 1000 com uma tiragem de apenas 36 exemplares. Com um estilo mais conservador e clássico, a moto foi equipada com motor do Citroën GS Birotor, um Wankel com dois rotores e 1.000 cm3 e pouco mais de 100 cv. A produção 100% artesanal poderia ter ido mais longe não fossem as críticas negativas da imprensa junto ao alto valor cobrado de US$ 15 mil dólares.

Van Veen OCR 1000
Van Veen OCR 1000
Imagem: Reprodução

10. Brough Superior Austin Four

A criação do triciclo Brough Superior Austin Four se deu através da necessidade de seu fundador George Brough em conseguir um motor de 4 cilindros, já que a produção própria ficaria inviável por conta dos custos. George então sondou a Austin e conseguiu um acordo para utilizar o motor de 747 cc de um Austin 7 da década de 30, juntamente com a sua transmissão original. Apenas 10 exemplares foram feitos.

Brough Superior Austin Four
Brough Superior Austin Four
Imagem: Reprodução

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