''Não estamos copiando ninguém'', diz CEO sobre estradeira da BMW
Modelo será a versão de produção do conceito R 18 e rivalizará com marcas tradicionais, como a Harley-Davidson
Fazer uma motocicleta estradeira parecer ser algo relativamente simples. Um motor em V e um visual retrô já te colocam nesse segmento. Mas a BMW não deve seguir por tal caminho e a versão de produção do conceito R 18, que inclusive já foi registrada no Brasil com um visual clássico, mas o motor é o tradicional boxer da marca.
Markus Schramm, CEO da BMW Motorrad, afirmou ao site Motorcycle News que, apesar de ter uma rival para a Harley-Davidson, não quer seguir o mesmo caminho. “É importante para nós termos uma moto emocional, mas não estamos copiando ninguém. Já provamos em 2009, com a S1000RR, que nós podemos ir bem em segmentos dos quais nunca participamos antes”.
Pelas imagens do pedido de patente no brasil, pode-se ver que a marca disponibilizará configurações com carenagem frontal e bagageiros e outra, mais simples, com foco no estilo cruiser. A motorização, que será utilizada por ambos os modelos, já foi apresentada pela BMW.
Trata-se de um motor de dois cilindros contrapostos, como manda a tradição da marca bávara. Ele tem nada menos que 110 kg de peso, mas entrega 91 cv de potência e 16 kgfm de torque a partir de seus 1.800 cm³ de capacidade. A transmissão final deverá ser mantida, sendo feita por meio de eixo cardã. O câmbio terá seis velocidades.