Nerva EXE: o scooter elétrico mais pesado que duas Honda Pop
Feito pela espanhola Nerva em parceria com chinesa BYD, veículo traz nova tecnologia nas baterias que promete mais segurança e durabilidade
As scooters parecem ser território próspero para a proliferação de modelos elétricos. Na Espanha, a Nerva EXE chama a atenção por ser um veículo elegante, com velocidade final atrativa, mas com peso acima da média. O modelo é desenvolvido pela start-up espanhola em parceria com a chinesa BYD e custa a partir de 3.380 euros (quase R$ 20 mil).
Não é novidade que maxi-scooters não são os veículos mais leves; seu grande conjunto de engrenagens, chassi alongado e muitas carenagens deixam estes veículos de mobilidade comparativamente mais pesados do que motos de similar desempenho.
A EXE, por sua vez, pesa 202 kg, o que é menos que modelos como Kymco AK 550 e Dafra Maxsym 400i. Mesmo assim, o produto da espanhola Nerva é duas vezes mais pesado que uma Honda Pop 110i, com seus diminutos 87 kg.
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O desempenho da scooter elétrica não fica no degrau de cima do universo do scooter; na verdade, é mais próximo ao de motos na faixa de 150 a 200 cc. Sua potência máxima é de 12 kW, equivalente a 16,3 cavalos. O modelo faz de 0 a 50 km/h em 4,5 segundos; e chega a 80 km/h em 10,5 segundos, nada muito impressionante. Sua velocidade, porém, é digna, com 125 km/h prometido pela empresa.
Com opção de 3 modos de potência, a autonomia do modelo é estimada em até 150 km, mas apenas quando a velocidade máxima é reduzida a 50 km/h. Além do peso, o porte da Nerva EXE também é de maxi-scoooter. Sua combinação de rodas é de 15 polegadas (dianteira) e 14 polegadas (traseira).
Uma das grandes novidades por trás da Nerva EXE é a utilização de duas baterias de fosfato de lítio em ferro. Essa composição é considerada mais segura e estável em relação a baterias de íon-lítio. De acordo com a Nerva, sua durabilidade também é maior; chegando a cerca de 6.000 ciclos.