Nova Ducati Monster começa a ser fabricada
Nova geração da naked foi apresentada no final do ano passado e passa a ser construída na Itália
A Ducati revelou a nova geração da Monster em dezembro do ano passado. Enquanto a moto ficou mais leve, teve que deixar para trás um de seus traços mais marcantes: o chassi de treliça de aço. Ela passou a contar com uma construção mais convencional de alumínio. Agora, a empresa anunciou que deu início à produção da novidade em sua fábrica de Borgo Panigale, na Itália.
Naquele país, a nova Ducati Monster está disponível em duas configurações: Standard e Monster+, com preços partindo de 11.290 euros, ou cerca de R$ 75,9 mil. Ela passou a contar com uma estrutura em viga dupla de alumínio semelhante à usada na nova Panigale V4 S. Este novo chassi é mais compacto e 4,5 kg mais leve do que o antigo. Todo o subconjunto traseiro é feito de um polímero reforçado com fibra de vidro. Com as mudanças, a moto está 29 kg mais leve, com peso a seco de 166 kg.
O motor da nova Ducati Monster 2021 é o conhecido Testastretta: um bicilíndrico com refrigeração líquida e comando desmodrômico. Nesta nova versão, já homologada para as normas Euro 5 de emissões, ele tem 937 cm³ de capacidade e entrega 111 cv de potência máxima a 9.250 rpm e torque máximo de 9,5 kgfm a 6.500 rpm. A transmissão é de seis velocidades e traz quickshifter de série.
A nova Monster também traz grande foco na eletrônica embarcada, incluindo controle de tração, controle de empinada, ABS atuante em curvas, controle de largada e três modos de pilotagem, todos gerenciáveis por um comando no punho esquerdo do guidão. Suas informações podem ser vistas por meio do painel de instrumentos digital de 4,3 polegadas.