Nova Ducati Monster é revelada

Famoso modelo da marca italiana fica mais leve e potente. Foi a maior mudança desde o lançamento, em 1992
Ducati Monster 2021

Ducati Monster 2021 | Imagem: Divulgação

A Ducati Monster foi praticamente um sucesso instantâneo desde seu lançamento no Intermot, salão internacional de motocicletas, em 1992. Então repaginá-la completamente não foi tarefa simples. Mas a nova geração chegou e teve os primeiros detalhes revelados para o mercado europeu. Por lá, já está disponível em duas configurações: Standard e Monster+, com preços partindo de 11.290 euros, ou cerca de R$ 70,5 mil na conversão direta.

A nova Ducati Monster 2021 conta com uma estrutura em viga dupla de alumínio semelhante a usada na nova Panigale V4 S. Assim, deixou para trás a tradicional estrutura de aço tubular em formato de treliça que a acompanhava desde o lançamento original. Este novo chassi é mais compacto e 4,5 kg mais leve do que o antigo. 

Ducati Monster 2021
Chassi de treliça foi substituído por um sistema de vigas de alumínio
Imagem: Divulgação

Todo o subconjunto traseiro é feito de um  polímero reforçado com fibra de vidro. Com as mudanças, a moto está 29 kg mais leve, com peso a seco de 166 kg. Visualmente, a moto traz um novo farol de linhas inspiradas na geração anterior e com iluminação completa por lâmpadas de LED, além de indicadores de direção integrados às laterais da moto.

A nova Ducati Monster também está mais curta na distância entre eixos, com 1,47 m. O assento está a 820 mm do solo, mas há uma nova um opcional que pode reduzir essa distância para 800 mm. E se o cliente quiser ficar ainda mais baixo, ele pode adquirir um kit de suspensão reduzida, que deixará o banco a 775 mm do solo.

Ducati Monster 2021
Ducati Monster ficou 29 kg mais leve
Imagem: Divulgação

O motor da nova Ducati Monster 2021 é o conhecido Testastretta: um bicilíndrico com refrigeração líquida e comando desmodrômico. Nesta nova versão, já homologada para as normas Euro 5 de emissões, ele tem 937 cm³ de capacidade e entrega 111 cv de potência máxima a 9.250 rpm e torque máximo de 9,5 kgfm a 6.500 rpm. A transmissão é de seis velocidades e traz quickshifter de série. 

A nova Monster também traz grande foco na eletrônica embarcada, incluindo controle de tração, controle de empinada, ABS atuante em curvas, controle de largada e três modos de pilotagem, todos gerenciáveis por um comando no punho esquerdo do guidão. Suas informações podem ser vistas por meio do painel de instrumentos digital de 4,3 polegadas.

O sistema de freios traz discos duplos de 320 mm na dianteira, enquanto na traseira há um disco simples de 245 mm. As suspensões contam com garfo dianteiro invertido e sistema monoamortecido atrás com ajuste de pré-carga. As medidas dos pneus são 120/70 na frente e  180/55 na traseira. Já as rodas são de 17 polegadas.

Ducati Monster 2021
Motor da Ducati Monster 2021 ficou maior e mais potente
Imagem: Divulgação
Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Ducati Monster 797

Ducati Monster 797

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos