Quem gosta de se divertir levemente com uma motocicleta tem na Yamaha Ténéré uma opção e é assim há muito tempo, quando ela fazia muito sucesso nos anos 1990. Agora a Ténéré 700 apareceu na Europa e traz esperanças para os consumidores da América Latina.

E ela vem para inaugurar uma nova categoria dentro das aventureiras, pois traz cilindrada diferente: em vez de utilizar um motor 800 cc, partiu para o 700 cc, com corpo mais leve, o que pode ajudar na pilotagem em terras acidentadas.

A Yamaha Ténéré veio para ficar abaixo da irmã Ténéré 1200, mas ela é totalmente nova e tomou como base a experiência da marca nos ralis. O chassi de aço é de apenas 39 kg e ela adota um motor bicilíndrico paralelo da MT-07.

Isso significa que a motocicleta entrega 72 cv e 6,93 kgfm de torque, mas ela não possui modos de condução. A ausência de eletrônica - ela não tem nem controle de tração - foi a escolha da Yamaha para facilitar a manutenção e reduzir custos do usuário. Contudo, há freios ABS nas rodas dianteiras e traseiras.

E por falar nelas, são 21 polegadas na frente e 18 atrás. A iluminação frontal conta com quatro LEDs cobertos por uma estrutura transparente. Ela está disponível para os europeus por 9.700 euros (R$ 42.680) e pode vir nas cores Ceramic Ice, Tech Blach e Competition White.
 

 
 
Yamaha Super Ténéré 1200 2019
 
Yamaha Super Ténéré 1200 2019
Yamaha Super Ténéré 1200 2019
Yamaha Super Ténéré 1200 2019
 
Yamaha Super Ténéré 1200 2019
Yamaha Super Ténéré 1200 2019
 
 
Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw