O grupo Piaggio revelou nesta sexta-feira que vai iniciar a partir do mês que vem a produção da Vespa Elettrica, versão, como o nome sugere, da tradicional scooter com propulsão elétrica.

Segundo a fabricante, a Vespa Elettrica terá um alcance de cerca de 100 km com uma carga completa das baterias, processo que, segundo a Piaggio pode ser feito em aproximadamente 4 horas em uma tomada doméstica. O conjunto de baterias terá capacidade para 1.000 ciclos, o suficiente para a moto rodar entre 50.000 e 70.000 km com as baterias originais dependendo do modo de utilização do scooter.

Para ajudar a otimizar o alcance, a Vespa elétrica terá dois modos de condução, o Power e o Eco, sendo que o segundo limita a velocidade máxima da moto em 30 km/h. A Vespa Elettrica também contará com um sistema de regeneração de energia semelhante ao KERS usado na F1.

Um diferencial interessante da Vespa movida a eletricidade é um sistema multimídia com tela de 4,3” que permite parear smartphones por meio de conexão Bluetooth.

Uma alternativa bem interessante para quem desejar maior autonomia será a Vespa Elettrica X. A opção conta com um motor compacto a combustão, que funciona como um gerador e aumenta o alcance da moto para cerca de 200 km. Esse motor-gerador, contudo, só entra em funcionamento quando o nível de carga do conjunto de baterias fica muito baixo.

Consultado pelo Motoo, o grupo Piaggio ainda não nos informou se pretende oferecer a Vespa Elettrica no Brasil.

 
 
Vespa Elettrica
 
Vespa Elettrica
Vespa Elettrica
Vespa Elettrica
 
Vespa Elettrica
Vespa Elettrica
Vespa Elettrica
 
Vespa Elettrica
Vespa Elettrica
 
 
César Tizo

 

César Tizo |