Piaggio tem vitória em acusação de plágio contra a Peugeot

Marca italiana reivindica a quebra de patente do modelo MP3 por parte da outra fabricante, hoje ligada à Mahindra
Piaggio MP3 2021

Piaggio MP3 2021 | Imagem: Divulgação

O grupo Piaggio anunciou que venceu em primeira instância o processo contra a Peugeot Motocycles na Europa. A vitória foi em dois tribunais, em Paris, na França, e em Milão, na Itália. Ambos consideraram que o modelo Peugeot Metropolis foi plagiado do Piaggio MP3

Vale lembrar que a Peugeot Motocycles não pertence ao grupo Stellantis, que surgiu após a fusão da FCA (Fiat-Chrysler) com a PSA (Peugeot-Citroën). Antes da união dos grupos, a divisão de motocicletas da marca foi vendida para a indiana Mahindra, em 2019.

Sistema plagiado

De volta ao processo, embora as duas scooters sejam bem parecidas no visual, o problema em si é no sistema de controle que permite que o modelo se incline como uma moto convencional. Essa tecnologia foi desenvolvida pela Piaggio, que é a detentora da patente.

O Metropolis, modelo de três rodas que utiliza um sistema de inclinação copiado da Piaggio
O Metropolis, modelo de três rodas que utiliza um sistema de inclinação copiado da Piaggio
Imagem: Divulgação

Por conta disso, os tribunais consideraram que a Peugeot Motocycles é culpada na acusação de plágio. A corte de Paris determinou que a marca deve pagar 1,5 milhão de euros para a Piaggio. Além disso, a montadora culpada está proibida de produzir, vender, importar ou exportar qualquer scooter de três rodas que use o sistema patenteado pela Piaggio em território francês.

Já o tribunal de Milão fez proibições semelhantes em território italiano, além de estabelecer uma multa de 6 mil euros para cada veículo vendido após 30 dias do anúncio da sentença. A Peugeot Motorcycles também precisa retirar todos os modelos da scooter que estão à venda na Itália em até 90 dias. Caso não cumpra a decisão, a empresa vai pagar uma multa de 10 mil euros por cada dia de atraso.

Porém, é importante lembrar que esta decisão judicial foi em primeira instância. Dessa forma, a Peugeot Motorcycles ainda pode recorrer da sentença e apelar para tribunais superiores.  

Piaggio MP3 2021
Piaggio MP3 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!

Tudo sobre a Piaggio MP3

Piaggio MP3