As novas Honda CRF 1000 Africa Twin e sua versão aventureira, a CRF 1000 Africa Twin Adventure Sports, chegam ao mercado nacional em agosto partindo de R$ 57.990 e R$ 64.990, respectivamente.

Tanto a renovada CRF 1000L Africa Twin como a inédita versão Africa Twin Adventure Sports estarão disponíveis em versão Standard e Travel Edition, esta última equipada com acessórios oficiais, como proteções tubulares, cavalete central, malas laterais e top case, este disponível na versão Africa Twin. Ambas compartilham de consagrada base técnica, aperfeiçoada para o modelo 2020.

O que é diferente na CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports são as suspensões de curso estendido e detalhes que a tornam ainda mais competente para enfrentar roteiros mais acidentados, configuração que também será vendida em versão Travel Edition, adiciona o kit de malas laterais e cavalete central.

O motor bicilíndrico paralelo SOHC de 999,1 cc e oito válvulas teve a caixa de filtro de ar redesenhada. O mesmo pode ser dito sobre o sistema de escapamento 2 em 1, agora com dois catalisadores e ponteira de menores dimensões. Tais modernizações subiram a potência de 90,2 cv para 94,6 cv a 7.500 rpm e o torque máximo de 9,3 kgfm para 9,7 kgfm a 6.000 rpm.

A adoção do acelerador eletrônico TBW – Throttle By Wire – permitiu expandir as capacidades do HSTC – Honda Selectable Torque Control – para sete níveis além da posição "OFF": do nível 1, direcionado para uma pilotagem mais agressiva em fora de estrada ao nível 7, para máxima sensibilidade em pisos escorregadios, é possível ajustar os parâmetros do controle de tração de acordo com a necessidade e escolha do piloto, sendo inclusive possível desativá-lo.

Há ainda três modos de condução. No Tour o nível de potência é máximo (1), o de freio motor é moderado (2) e o controle de tração fica atuante (6). Já no Urban o nível de potência cai para médio (2), assim como o freio motor (2), continuando com tração no nível 6. Já no Gravel (cascalho) a potência é menor (3) e o freio motor segue o mesmo caminho (nível 3), com a tração também sendo controlada no nível mais intenso. Mas há ainda um modo personalizado (User), no qual o condutor pode escolher como quer que a motocicleta se comporte.

A frenagem conta com um par de discos dianteiros flutantes do tipo "wave" de 310 mm de diâmetro, nos quais atuam cálipers de quatro pistões Nissin de montagem. Na traseira o disco simples, também tipo "wave" com cáliper de pistão simples. O sistema ABS de dois canais pode ser desligado apenas no freio traseiro.

Preços:

CRF 1000L Africa Twin - R$ 57.990
CRF 1000L Afica Twin Travel Edition - R$ 66.990
CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports - R$ 64.990
CRF 1000L Africa Twin Adventure Sports Travel Edition - R$ 69.990
 

 
 
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
 
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
 
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
 
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
 
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
 
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
Honda CRF 1000L Africa Twin 2019
 
 
Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw