Royal Enfield entra oficialmente no mercado de motos elétricas

Eicher Motors, que controla a centenária fabricante, anunciou investimento de 50 milhões de euros na espanhola Stark, especializada em mobilidade elétrica
Royal Enfield compra participação na Stark, de motos elétricas

Royal Enfield compra participação na Stark, de motos elétricas | Imagem: Montagem: MOTOO / Imagens: Royal Enfield e Stark

A Royal Enfield entrou oficialmente no mercado de motos elétricas com investimento de 50 milhões de euros na Stark Future, empresa espanhola especializada em mobilidade. Este aporte, equivalente a mais de R$ 280 milhões (cotação do dia), foi anunciado pela Eicher Motors, companhia dona da centenária fabricante de motos, que teve origem no Reino Unido, e com sede atualmente na Índia.

Com o negócio, a Eicher terá 10,35% de participação na Stark e nomeará um diretor para o conselho da Stark. Não é segredo que a Royal Enfield trabalha há alguns anos no desenvolvimento de sua primeira moto elétrica, mas a negociação com a marca espanhola marca, de fato, se torna um passo importante para vermos modelos elétricos da RE no futuro.

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“Este investimento abrirá caminho para uma parceria de longo prazo em pesquisa e desenvolvimento colaborativo em motocicletas elétricas, compartilhamento de tecnologia, licenciamento técnico e fabricação”, disse a Eicher Motors, em comunicado. 

(Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser utilizada por outras mídias sem autorização.)

Como é a moto elétrica Stark?

Em seu portfólio, a Stark possui um único modelo até o momento: a Varg, uma motocicleta de motocross prevista para começar a ser entregue em junho de 2024. Com apenas 110 kg, a moto possui versões que variam de 60 a 80 cavalos. De acordo com a empresa, sua autonomia de rodagem é de mais de 6 horas, enquanto leva entre 1 a 2 horas para o recarregamento.

Stark Varg
Stark Varg
Imagem: Stark Future

Primeira moto elétrica da Royal Enfield

Ainda é um segredo como será a primeira motocicleta elétrica da Royal Enfield, mas a empresa afirmou que tem "trabalhado agressivamente" no desenvolvimentos de modelos elétricos com o DNA da marca, para o segmento médio, ou seja, com perfomance semelhante a de seus modelos atuais movidos à combustão.  

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Stark Varg
Stark Varg
Imagem: Stark Future

"Nós acreditamos que a Stark tem o maior potencial para crescimento real no segmento de lazer EV com este modelo, e o potencial de usar esta base forte para estender para outros segmentos similares e além”, afirmou Siddhardta Lal, CEO da Royal Enfield, dando algumas pistas sobre futuras motos elétricas. 

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