Após scooter elétrico pegar fogo e viralizar, startup indiana faz recall preventivo

Vídeo de modelo incendiado espontaneamente na cidade de Pune, na Índia, se espalhou na internet; reveja imagens
Ola investiga fogo em scooter elétrico

Ola investiga fogo em scooter elétrico | Imagem: Reprodução / Twitter

A startup indiana Ola Electric anunciou o recall de 1.441 scooters elétricos após incidente que levou um de seus veículos a pegar fogo. O caso chamou atenção com as impressionantes imagens do modelo S1 incendiado espontaneamente em uma rua de Pune, na Índia. 

“Faremos um diagnóstico detalhado e uma verificação de condições das scooters nesse lote específico e, portanto, estamos emitindo um recall voluntário de 1.441 veículos”, disse a Ola, em comunicado. Desse modo, por enquanto não há uma explicação para o ocorrido com o modelo da empresa e o chamado é de caráter preventivo. 

VEJA TAMBÉM:

Mesmo sem combustíveis em um tanque, veículos elétricos podem eventualmente pegar fogo, isso caso exista algum defeito de fabricação na bateria ou dano inesperado no material. Não é incomum vermos também carros elétricos pegando fogo, como diversos vídeos de modelos Tesla incendiados, apesar de não ser algo de grandes proporções. Reveja scooter da Ola pegando fogo:

Mais incidentes com scooters elétricos

Outra startups indianas como Okinawa e PureEV também estão sofrendo com casos de veículos pegando fogo. A Okinawa, inclusive, também anunciou um recall de 3.215 veículo este mês. As veículos de duas rodas elétricos na Índia têm grande importância para os planos do país em reduzir as emissões de carbono. O plano do governo, segundo a agência Reuters, é que 80% das motos vendidas em 2030 sejam elétricas, um plano bem ambicioso comparado ao volume atual de 2% do total. 

VEJA TAMBÉM:

Como é o scooter Ola?

A empresa indiana, que recebeu grande investimento do gigante Softbank do Japão, vende sua scooter em duas versões: S1 e S1 Pro. O S1 sai por 99.999 rúpias (equivalente a R$ 6.258) , enquanto o S1 Pro custa 129.999 rúpias (equivalente a R$ 8.130) -- valores na conversão do dia.

Linha de scooters Ola
Linha de scooters Ola
Imagem: Ola

Como modelo mais básico da linha, a S1 possui autonomia de 121 km e faz 0 a 40 km/h em 3,6 segundos, para atingir uma velocidade máxima de 90 km/h. Para o S1 Pro, o rendimento é mais alto, com um desempenho de 0 a 40 km/h em 3 segundos e velocidade máxima de 115 km/h, além de alcance de 181 km.

.