SEAT apresenta scooter e até patinetes elétricos

Marca espanhola pertence ao Grupo Volkswagen e, depois dos carros, mostra uma linha de mobilidade urbana alternativa
SEAT MÓ eScooter 125 e o SEAT MÓ eKickScooter 65

SEAT MÓ eScooter 125 e o SEAT MÓ eKickScooter 65 | Imagem: Divulgação

A marca espanhola SEAT é uma das empresas sob a tutela do Grupo Volkswagen. Assim como as demais marcas do grupo, também está buscando soluções alternativas de mobilidade como uma opção às aglomerações do transporte público. No entanto, a SEAT parece ter sido bem mais alternativa.

A empresa anunciou para os mercados europeus uma linha de veículos de duas rodas, que incluem um scooter e dois patinetes com propulsão elétrica. De acordo com a SEAT, as novidades ainda estão em fase de homologação para alguns mercados onde esse tipo de veículo tem regras mais restritas, como a Alemanha, por exemplo. Os preços ainda não foram anunciados.

Começando pelo scooter, ele se chama SEAT MÓ eScooter 125. Apesar do número, é totalmente elétrico, mas seu porte se assemelha a de um scooter de entrada. Essa é a primeira vez em que a marca espanhola mostra algo similar a uma motocicleta. Em números, o modelo tem um motor elétrico montado na roda traseira capaz de entregar pouco mais de 12 cv de potência. Se esse número está na média, o de torque surpreende: são 24,4 kgfm.

Para alimentar o motor elétrico é utilizado um conjunto de baterias de 5,6 kWh. Segundo a SEAT, é o suficiente para que o MÓ eScooter 125 tenha 125 km de autonomia. As baterias podem ser carregadas no próprio scooter, mas são removíveis. Isso permite o carregamento em casa ou no trabalho, além de possibilitar a troca rápida do conjunto.

A outra opção apresentada pela SEAT foi uma dupla de patinetes elétricos da linha eKickScooter. Ela é formada pelos modelos 65 e 25. O primeiro tem autonomia declarada de 65 km, com baterias de 551 Wh, enquanto o último tem 25 km de autonomia e baterias de 187 Wh. Ambos são capazes de chegar a 20 km/h de velocidade final e o tempo de recarga anunciado é de, respectivamente, seis horas e três horas e meia.

SEAT MÓ eScooter 125
SEAT MÓ eScooter 125
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!