Em maio deste ano a Ducati apresentou no Brasil a nova Monster 797 em comemoração aos 25 anos da primeira versão da naked. Agora, o Motoo teve contato com a novidade e traz aqui sua avaliação.

A proposta da marca italiana foi criar um modelo mais básico, acessível e fácil de pilotar, buscando levar as Monsters para pilotos iniciantes. Por isso ela custa a partir de R$ 39.990, bem mais acessível que suas irmãs com cilindrada maior.

O motor bicilíndrico refrigerado a ar com 803 cm³ está mais dócil, entregando uma pilotagem mais fácil principalmente em velocidades reduzidas. Seus 75 cv de potência a 8.250 rpm oferece respostas rápidas, porém controladas e as retomadas são rápidas. Com isso, a Monster 797 provoca emoções fortes, principalmente para os iniciantes. A transmissão de 6 marchas tem trocas suaves e macias, mas sentimos dificuldades para encontrar o Neutro a cada parada.

O conjunto de suspensão é um ponto de destaque: à frente é sem regulagem, mas vem muito bem calibrada e a traseira tem dois tipos de ajustes. Essa combinação deixa a moto colada no chão, oferecendo nas curvas mais radicais grande sensação de segurança.

A ergonomia é privilegiada. Mesmo com 1,90 de altura fiquei em uma posição de pilotagem esportiva e confortável, tanto com os joelhos em relação ao tanque de combustível, como os pés nas pedaleiras mais posicionadas para trás que encaixam perfeitamente. As curvas radicais e as mudanças rápidas de direção são feitos com agilidade, facilitando até mesmo para o uso urbano. Em trânsito intenso passar pelo corredor é tranquilo - a altura do guidão e os espelhos tem medida ideal.

Freios a discos duplos na dianteira respondem imediatamente quando acionados. Em momentos de freadas de emergência, a sensação de segurança é grande principalmente pela potencia que a moto entrega.

Por sua vez, o visual é marcante e não nega a origem da “família” Monster: traseira curta, farol arredondado e o chassi em treliça pintado de vermelho, que se destaca mais na opção da cor branca. O painel de instrumentos de LED é bem completo e de fácil visualização. Oferece informações sobre velocidade, RPM, consumo, temperatura do óleo e relógio, além de medidas parciais de consumo e velocidade.

É possível escolher na cor vermelha com rodas em preto ou com tanque branco e chassi e rodas em vermelho. Sem dúvida, uma naked para agradar iniciantes e também quem já tem experiência com esse tipo de modelo.

Banco do garupa: Nota 6

“Pequeno e sem alças para segurar. As pernas ficam flexionadas. Para curtos trajetos até que é relativamente confortável, a espuma é firme porém macia, mas definitivamente é uma moto solo” Alessandra B. Lazzari

 
 
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
Ducati Monster 797 2018
Ducati Monster 797 2018
 
 

Ficha técnica – Ducati Monster 797

MOTOR
L- Twin. 2 válvulas com atuação desmodrômica por cilindro, refrigerado a ar.
Cilindrada; 803 cc
Diâmetro X Curso potência: 88 mmx 66 mm
Torque; 68,9 Nm / 5.750 rpm
Potencia: 75 cv a 8.250 rpm
Injeção de combustível: Sistema de injeção eletrônica, corpo de aceleração 50mm

TRANSMISSÃO
Caixa de cÂmbio: 6 velocidades
Relação Final: Corrente, Pinhão Frontal Z15, pinhão Traseiro Z46
Embreagem: Multiplaca úmida APCI com controle mecânico

CHASSI
Quadro trellis de aço tubular
Suspensão Dianteira: Garfos Kayaba 43 mm usd
Roda dianteira: 10 raios, liga leve 3,50” X 17”
Pneu dianteiro: Pirelli Diablo Rosso II 120 / 70 ZR 17
Suspensão Traseira: Monoshock Sachs, com ajuste de pré-carga e ressalto
Roda Traseira: 10 raios, liga leve, 5,50” X 17”
Pneu Traseiro: Pirelli Diablo Rosso II 180 / 50 ZR 17
Curso da roda dianteira: 130 mm
Curso da roda traseira: 150 mm

DIMENSÕES
Peso seco: 175 Kg
Peso em ordem de marcha : 193 KG
Altura do Banco: 805 mm
Distância entre eixos: 1.435 mm

 

 

José Luiz Lazzari |