Teste: Honda XRE 190

Avaliamos a interessante trail dentro da gama Honda
Honda XRE 190 2016

Honda XRE 190 2016 | Imagem: Divulgação

A Honda XRE 190 é uma moto que está sempre sendo comparada com a NXR 160 Bros ou com sua irmã maior, a XRE 300, seja no preço, na performance ou na opção de compra. Por isso nós do Motoo resolvemos avaliar esta moto por tudo que ela oferece. Veja como foi esta experiência, rodando nos momentos de maior congestionamento de São Paulo, fazendo uma viagem de 80 km e pegando uma trilha off-road durante 3 horas.

Motor

O motor flex com exatos 184,4 cm³ conta com 4 tempos, refrigeração a ar e entrega até 16,4 cv com etanol a 8500 rpm. Em nossa avaliação ele respondeu bem nas acelerações e retomadas de velocidade tanto na cidade como na estrada. Graças ao peso de apenas 127 kg da XRE 190, o propulsor torna a moto rápida, ágil e com uma pilotagem muito leve. A transmissão de 5 velocidades segue na mesma linha e de destaca pelas trocas suaves. As relações do câmbio permitem que o motor trabalhe quase sempre em giros mais baixo, mesmo assim não exigindo trocas constantes nos congestionamentos. O consumo com pilotagem mais agressiva ficou na faixa de 25,5 km/l com gasolina. Se conduzida em condições normais, sem exagerar nas acelerações, é possível registrar médias na casa de 31 km/l também com gasolina, o que confere para a XRE 190 uma boa autonomia de quase 400 km em função de seu tanque de 13,5 litros. Com tudo isso, o motor surpreendeu mais do que o esperado.

Chassis

O chassis da XRE 190 é do tipo semi berço duplo em aço, com suspensão dianteira por garfo telescópico com curso de 180 mm e mono shock na traseira com curso de 150 mm. A altura do solo é de 241 mm e a distancia entre-eixos fica em 1.358 mm. A altura do banco é de 836 mm em relação ao solo, todas as características de uma autêntica trail, o que proporcionou uma pilotagem confortável em qualquer tipo de terreno.

Ciclística

A ciclística da XRE 190 merece destaque especial. A altura em que o piloto é posicionado é muito boa, bem como a posição do guidão, que é colocado um pouco mais para trás e permite que as pernas que encaixem bem junto ao tanque, tudo isso permite formar um conjunto muito harmônico, o que se traduz em manobras ágeis e seguras. No uso cotidiano, a XRE 190 passa facilmente pelos corredores e realiza mudanças de direção de forma bem rápida.

Design

A Honda buscou formas de conferir um visual mais robusto para a XRE 190, algo condizente com uma trail, e podemos dizer que a marca japonesa conseguiu! No visual ela, de fato, tem uma aparência de moto maior. O painel da XRE 190 é completo e todo digital, com leitura fácil e intuitiva. Contudo faltou o indicador de marcha, algo que seria muito bem-vindo! Uma novidade é que a XRE 190 é o primeiro modelo a contar com as informações do manual do proprietário para leitura no celular, basta aproximar o aparelho com o leitor QR Code e baixar o aplicativo. Uma sugestão é que seria interessante se o aplicativo permitisse acompanhar toda a historia da moto individualmente, algo que pelo menos até o momento, ainda não está nos planos da marca.

Freios ABS

Os sistema antitravamento das rodas é um equipamento de série e atua somente nas rodas dianteiras, uma inovação bastante interessante e possibilita derrapagens controladas na terra, facilitando a pilotagem e a torna mais divertida. O conjunto possui disco simples para a roda traseira com 220 mm de diâmetro e outra pela com 240 mm atuando na roda dianteira.

Banco do Garupa - nota 9 

“Muito confortável! O banco é largo e as alças ficam a mão. Com isso, é grande sensação de segurança. As pernas ficam flexionadas de maneira agradável, o que permite rodar com a moto por um tempo maior sem cansar. A visão a frente é privilegiada”, opinião de Alessandra B. Lazzari. 

A XRE 190 tem o preço sugerido de R$ 13.557. A moto que avaliamos era na cor Verde Perolizado, mas ela também é oferecida nas tonalidades Vermelho Perolizado e Prata Fosco. A XRE 190 também conta com prazo de garantia de 3 anos, incluindo o fornecimento de óleo gratuito a partir da 3ª a 7ª revisões.

Para quem busca uma boa moto para o dia-dia, que também seja capaz de encarar uma viagem curta no fim de semana com algumas trilhas fora do asfalto, podemos afirmar que se esse é o seu caso você vai se dar muito bem na escolha da XRE 190. Ela tem um estilo próprio e agradou bastante. De nossa parte, podemos dizer que a XRE 190 atende muito bem aquilo a que ela se propõe a oferecer.

 
 
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2017
 
Honda XRE 190 2017
Honda XRE 190 2017
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
Honda XRE 190 2016
Honda XRE 190 2016
 
 

Ficha técnica

Motor

Tipo: OHC, monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
Cilindrada: 184,4 cm³
Potência máxima: 16,3 cv a 8.500 rpm (Gasolina) / 16,4 cv a 8.500 rpm (Etanol)
Torque máximo: 1,65 kgf.m a 6.000 rpm (Gasolina) / 1,66 kgf.m a 6.000 rpm (Etanol)
Transmissão: 5 Velocidades
Sistema de partida: elétrico
Diâmetro x Curso: 61,0 x 63,1 mm
Relação de Compressão: 9,5:1
Sistema Alimentação: injeção Eletrônica PGM-FI
Combustível: gasolina e/ou etanol

Chassis

Tipo: semi berço duplo
Suspensão dianteira/Curso: garfo telescópico / 180 mm
Suspensão traseira/Curso: Mono Shock / 150 mm
Freio dianteiro/Diâmetro: a disco / 240 mm
Freio traseiro/Diâmetro: a disco / 220 mm
Pneu dianteiro: 90/90 - aro 19"
Pneu traseiro: 110/90 - aro 17"

Dimensões

Comprimento x largura x altura: 2075 x 821 x 1179 mm
Distância entre-eixos: 1358 mm
Distância mínima do solo: 241 mm
Altura do assento: 836 mm
Peso seco: 127 kg

Capacidade

Tanque de combustível/Reserva: 13,5 litros
Óleo do motor: 1,2 litro

Por

José Luiz Lazzari

Experiente motocicista há mais de 30 anos, José Luiz é um designer amante das duas rodas e colabora com suas avaliações no Motoo.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Honda XRE 190

Honda XRE 190

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos