Triumph Scrambler 400 X 2024: nova clássica acessível para o Brasil

Irmã da Speed 400, a Scrambler 400 X oferece pacote mais preparado para off-road do que a irmã. Modelo tem motor de 40 cavalos, controle de tração e ABS de dois canais
Triumph Scrambler 400 X 2024

Triumph Scrambler 400 X 2024 | Imagem: Triumph

A Triumph Scrambler 400 X 2024 tem lançamento confirmado para o Brasil. Assim como a Speed 400, a moto chega ao país no primeiro trimestre do próximo ano. O modelo tem um estilo clássico mais off-road que o de sua irmã, com pretensões aventureiras, mas não se trata de uma moto tão radical para a terra.

O preço da Scrambler 400 X 2024 ainda não foi divulgado, mas espera-se que seja o 2º modelo mais barato da marca, justamente acima da Speed 400, essa sim a mais acessível. Com mais equipamentos que a sua parceira 400, essa pequena scrambler traz pacote interessante com controle de tração, acelerador eletrônico, ABS de dois canais desligável e roda de 19 polegadas na dianteira. Saiba mais detalhes em vídeo

Um dos destaques é o novo motor de refrigeração líquida TR-Series que rende 40 cavalos de potência. Para ajudar na hora da compra, o MOTOO preparou aqui um guia com detalhes de potência, desempenho, medidas, possíveis valores e concorrentes da Triumph Scrambler 400 X (veja a ficha técnica da moto no final da reportagem). 

Motor, potência e consumo

A Scrambler 400 X está equipada com inédito motor monocilíndrico, de refrigeração líquida, com 4 válvulas. Ele rende 40 cavalos a 8.000 rpm e 3,82 kgfm de torque a 6.500 rpm, o mesmo desempenho visto na Speed 400.

PUBLI - Bajaj Dominar 200 2023: qual o preço e onde comprar?

De acordo com a empresa, este propulsor foi desenvolvido para otimizar a inércia em pilotagens de baixa velocidade. Além disso, seu sistema de acionamento de válvulas utiliza balancim de massa otimizada e revestimento DLC (Diamond Like Carbon), o que resulta em baixo atrito e  rápida elevação de rotação e desempenho do motor, segundo a Triumph. Dados de consumo e velocidade máxima na Scrambler 400 X 2024 não foram divulgados em um primeiro momento. 

Esta reportagem foi originalmente publicada em www.motoo.com.br e não pode ser reproduzida por outras mídias sem autorização.

Triumph Scrambler 400 X 2024
Triumph Scrambler 400 X 2024
Imagem: Triumph

Chassi e freios

A moto é consideravelmente leve, com 179 kg em ordem de marcha, mas um pouco mais pesada que a Speed 400, que tem 170 kg. O modelo conta com braço oscilante de alumínio, enquanto a suspensão dianteira é do tipo invertida, com 43 mm de diâmetro, e acabamento dourado nas bengalas - o curso na frente é de 150 mm. Para a traseira a empresa equipou a moto com amortecedor monochoque, também de 150 mm, com reservatório a gás, e ajuste de pré-carga.

Triumph Scrambler 400 X 2024
Triumph Scrambler 400 X 2024
Imagem: Divulgação

O sistema de freios é composto por disco de 320 mm, na dianteira, e 230 mm, na parte traseira. Ambos os eixos contam com sistema ABS. Para a Scrambler, o dispositivo antitravamento é desligável, mostrando suas pretensões off-road. Suas rodas são de liga-leve, de 19 polegadas, na dianteira, e 17 polegadas, na traseira. Os pneus são Metzeler Karoo Street..

Em relação à Speed, a Scrambler possui assento mais alto, de 835 mm, além de acabamentos que remetem ao off-road, como protetores de mão, protetor de farol e o banco bipartido. Também há apoio acolchoado no guidão. 

Triumph Scrambler 400 X 2024
Triumph Scrambler 400 X 2024
Imagem: Triumph

Tecnologia

A Scrambler 400 2024 conta com pacote eletrônico interessante para sua faixa de cilindrada. De série, a moto tem controle de tração, acelerador eletrônico, embreagem assistida e deslizante, além do já mencionado ABS de dois canais. Sua iluminação é toda de LED, incluindo o DRL. O painel de instrumentos, por sua vez, é digital LCD, mas o velocímetro é do tipo analógico. 

Painel da Triumph Speed 400
Painel da Triumph Scrambler 400 X
Imagem: Triumph

Para comodidade, a moto está equipada com tomada USB-C para recarregamento dos smartphones. A moto possui trava de direção e um imobilizador anti-furto de série, além de chip transponder integrado na chave de ignição.

Cores, garantia e revisões

Com garantia de 2 anos e intervalo de revisões de 16 mil km, a Scrambler 400 X tem como opções as cores Matt Khaki Green (verde) e Fusion White (branco), Carnival Red e Phantom Black (vermelho e preto), além de Phantom Black e Silver Ice (preto e prata).

Triumph Scrambler 400 X 2024
Triumph Scrambler 400 X 2024
Imagem: Divulgação

Preço e mercado

O valor da Scrambler 400 2024 ainda não foi divulgado pela Triumph, mas será o 2º modelo mais acessível da marca no Brasil. A empresa afirmou que a linha 400 terá "preço imbatível".

Desenvolvida em parceria com a Bajaj, a Scrambler 400 X será uma opção a quem procura modelos da Royal Enfield de aspecto clássico. A futura nova linha 450 da RE deve ser a principal rival das Triumph 400, mas os novos modelos britânicos também podem roubar clientes das BMW G 310 R e G 310 GS, por exemplo. 

Triumph Scrambler 400 X e Speed 400
Triumph Scrambler 400 X e Speed 400
Imagem: Triumph

Acreditamos que a linha Triumph 400 deve ser oferecida com preços na faixa de R$ 30 mil a R$ 40 mil. Na Índia, a Speed 400 também deve competir com a inédita Harley-Davidson X440, desenvolvida em parceria com a Hero, uma moto que ainda não tem previsão de venda no Brasil.

O que achou da moto? Comente em nossas redes sociais!

Siga o MOTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

 

FICHA TÉCNICA - Triumph Scrambler 400 X 2024
PREÇO  Não divulgado
MOTOR 1 cilindro, 398,15 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
REFRIGERAÇÃO Líquida
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  40 cavalos a 8.000 rpm 
TORQUE  3,82 kgfm a 6.500 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 89,0 mm x 64,0 mm
COMPRESSÃO 12:1
CÂMBIO 6 marchas
COMPRIMENTO 2.117 mm
LARGURA 825 mm
ALTURA 1.190 mm
ENTRE-EIXOS 1.148 mm
DISTÂNCIA DO SOLO Não divulgado
ALTURA DO ASSENTO 835 mm
PESO (ordem de marcha) 179 kg
TANQUE 13 litros
FREIOS ABS de 2 canais
FREIO DIANTEIRO Disco fixo de 320 mm, pinça radial de quatro pistões
FREIO TRASEIRO Disco fixo de 230 mm, pinça flutuante
PNEU DIANTEIRO 100/90 R19
PNEU TRASEIRO 140/80 R17 
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo de 43 mm invertidos. Curso de 1450 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA RSU de monochoque a gás com reservatório externo e ajuste de pré-carga. Curso de 150 mm
CORES Verde, branco, vermelho/preto e preto/prata

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos