TVS revela seus planos para a Norton Motorcycles

Depois de confirmar a aquisição da tradicional marca britânica, grupo indiano pretende manter o legado da empresa
Norton Atlas Ranger

Norton Atlas Ranger | Imagem: Divulgação

Na última semana, o grupo indiano TVS anunciou a aquisição da Norton Motorcyles em um negócio que movimentou nada menos que 16 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 105,5 milhões). Com a tradicional marca britânica em risco de falência, fãs da Norton estavam receosos com o futuro da empresa.

Em entrevista ao site britânico Motorcylce News, Sudarshan Venu, diretor da TVS, afirmou que “o mais importante para nós agora é partirmos do legado da Norton e recuperá-la a sua glória original”. Neste primeiro momento, a fabricação das motos da Norton deve continuar na Inglaterra e pessoas que fizeram depósitos para comprar uma motocicleta da marca e ainda não as receberam devem começar a ser atendidos.

Pelo acordo de aquisição, a TVS deve agora utilizar as atuais instalações da Norton na Inglaterra por seis meses. Após tal período, os indianos planejam construir uma nova fábrica para a marca britânica no Reino Unido. Como os funcionários da marca não foram cortados e estavam com os salários em dia, a mão de obra nesse momento inicial está garantida.

Com a aquisição da Norton, a TVS agora deve ampliar seu alcance nos mercados internacionais, além de fortalecer seu portfólio de motos de média e alta cilindrada. Modelos atuais da Norton, como Commando e V4, devem permanecer. Os novos modelos Atlas, com um inédito bicilíndrico 650, não foram cancelados e devem ser apresentados oficialmente em breve.

Um pouco mais sobre a TVS

Para os que não estão muito familiarizados com a TVS, o grupo indiano nasceu em 1911 e hoje é um dos maiores conglomerados industriais da Índia. Globalmente, a divisão de motocicletas da empresa costuma comercializar entre 3 e 4 milhões de unidades anualmente, com um forte portfólio de motocicletas de baixa cilindrada. A marca indiana é parceira da BMW por lá e ajudou no desenvolvimento dos modelos G 310 R e G 310 GS da marca bávara. Além disso, também é a responsável pelo projeto das Apache RTR, linha de modelos da categoria street oferecidas no Brasil pela Dafra.
 

Norton Superlight SS
Norton Superlight SS
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!