Yamaha mostra protótipo Ténere 700 Raid no EICMA

Versão mais leve e preparada para rali incorpora várias melhorias, mas marca não diz o que fará com ela ainda
Yamaha Ténéré 700 2022

Yamaha Ténéré 700 2022 | Imagem: Divulgação

A Yamaha mexeu com a emoção de quem sonha em ver a Ténéré de volta aos tempos em que era referência em ralis. A fabricante apresentou no EICMA o protótipo Ténéré 700 Raid, preparado para encarar trilhas, areia e qualquer outro ambiente inóspito.

A receita é bastante óbvia: peso leve, um pouco mais de potência e vários itens de performance da GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing).

O resultado é uma moto com curso de suspensão maior, freio a disco dianteiro único, sistema de escapamento de titânio, uma ECU preparada pela GYTR e itens como filtro e caixa de ar de alto desempenho, radiador ampliado e sistema de resfriamento revisado além de uma embreagem mais eficiente.

O motor é o mesmo bicilíndrico de 689 cc de refrigeração líquida, mas a Yamaha não revelou detalhes de desempenho.

Veja galeria de imagens da Yamaha Ténéré 700 Raid

A Raid seria uma reação da marca japonesa ao movimento de customização da Ténére pelos próprios clientes. Nesse caso, a Yamaha pode oferecer esses kits de forma oficial ou então lançar um modelo dedicado a aventuras mais radicais.

Há quem sonha, no entanto, que a Ténéré 700 Raid pode marcar um retorno aos ralis, quem sabe o próprio Dakar, onde suas antepassadas se consagraram. Para isso, no entanto, será preciso revisar a regra que só permite a participação de motos monocilindro com até 450 cc.

“A Ténéré 700 Raid Prototype logo estará correndo para o próximo horizonte e escreverá uma nova história que certamente reforçará a lenda do Ténéré aos olhos de uma nova geração de pilotos de aventura,” profetizou a Yamaha. Quem viver verá.

Yamaha Ténéré 700 2022
Yamaha Ténéré 700 2022
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!

Tudo sobre a Yamaha Ténéré 660

Yamaha Ténéré 660