Yamaha MT-10 pode ganhar o novo motor turbo da marca

Propulsor sobrealimentado da empresa dos três diapasões pode ir parar também na sport tourer da montadora na Europa
Protótipo da Yamaha com motor turbo foi flagrado

Protótipo da Yamaha com motor turbo foi flagrado | Imagem: Reprodução

Não é de hoje que surgiram rumores de que a Yamaha está trabalhando em um motor turbinado para suas motos. A novidade deve garantir que os propulsores da marca sejam mais potentes e eficientes, também atendendo às normas de emissões de poluentes cada vez mais restritivas no continente europeu.

Aos poucos mais informações a respeito desse novo motor sobrealimentado vão aparecendo, inclusive dando pistas a respeito de sua utilização dentro da linha de motocicletas da marca  dos três diapasões. Uma imagem recente mostrou um registro de patente da Yamaha para uma moto e, nela, pode-se ver claramente o novo motor turbo e um modelo que remete muito à atual MT-10 oferecida no Velho Continente.

Patente mostra motor turbo da Yamaha
Patente mostra motor turbo da Yamaha
Imagem: Reprodução

O modelo se enquadra na categoria das Sport Tourers, onde são encontradas ainda motos como a BMW S 1000 XR. Sendo assim, a utilização de um motor mais moderno e eficiente poderia dar à Yamaha uma vantagem competitiva em relação às rivais tradicionais de seu segmento, que tem ainda nomes de peso como Honda e Kawasaki.

O motor em si ainda não teve todos os dados confirmados. No entanto, a imprensa europeia aposta na utilização de uma variante do atual propulsor da Yamaha MT-09 europeia: um tricilíndrico com 847 cm³ de capacidade. No entanto, ele deve ter as medidas de pistões e bielas revisadas para se beneficiar do turbo. 

Em termos de performance, acredita-se que o novo motor deva desenvolver cerca de 180 cv de potência e 17,9 kgfm de torque. Respectivamente, os números são 12% e 60% superiores na comparação com os dados da atual MT-09. Além da sobrealimentação, o propulsor deverá contar ainda com intercooler, injeção direta de combustível e comando variável de válvulas.

Além de turbo e intercooler, novo motor da Yamaha contará com injeção direta de combustível
Além de turbo e intercooler, novo motor da Yamaha contará com injeção direta de combustível
Imagem: Reprodução
Assine a newsletter semanal do AUTOO!