Yamaha MT-10 pode ganhar o novo motor turbo da marca
Propulsor sobrealimentado da empresa dos três diapasões pode ir parar também na sport tourer da montadora na Europa
Não é de hoje que surgiram rumores de que a Yamaha está trabalhando em um motor turbinado para suas motos. A novidade deve garantir que os propulsores da marca sejam mais potentes e eficientes, também atendendo às normas de emissões de poluentes cada vez mais restritivas no continente europeu.
Aos poucos mais informações a respeito desse novo motor sobrealimentado vão aparecendo, inclusive dando pistas a respeito de sua utilização dentro da linha de motocicletas da marca dos três diapasões. Uma imagem recente mostrou um registro de patente da Yamaha para uma moto e, nela, pode-se ver claramente o novo motor turbo e um modelo que remete muito à atual MT-10 oferecida no Velho Continente.
O modelo se enquadra na categoria das Sport Tourers, onde são encontradas ainda motos como a BMW S 1000 XR. Sendo assim, a utilização de um motor mais moderno e eficiente poderia dar à Yamaha uma vantagem competitiva em relação às rivais tradicionais de seu segmento, que tem ainda nomes de peso como Honda e Kawasaki.
O motor em si ainda não teve todos os dados confirmados. No entanto, a imprensa europeia aposta na utilização de uma variante do atual propulsor da Yamaha MT-09 europeia: um tricilíndrico com 847 cm³ de capacidade. No entanto, ele deve ter as medidas de pistões e bielas revisadas para se beneficiar do turbo.
Em termos de performance, acredita-se que o novo motor deva desenvolver cerca de 180 cv de potência e 17,9 kgfm de torque. Respectivamente, os números são 12% e 60% superiores na comparação com os dados da atual MT-09. Além da sobrealimentação, o propulsor deverá contar ainda com intercooler, injeção direta de combustível e comando variável de válvulas.