Yamaha V8: conheça motor de 450 cavalos movido a hidrogênio

Feito a pedido da Toyota, propulsor de 5.0 litros pode ser futura solução para redução de poluentes em motores movidos a combustão
Motor Yamaha V8 de 450 cavalos movido a hidrogênio

Motor Yamaha V8 de 450 cavalos movido a hidrogênio | Imagem: Yamaha

Das motos até os pianos, a Yamaha é uma empresa que vai muito além do que vemos nas lojas da marca. Em um de seus mais novos projetos está o desenvolvimento de um motor V8 de 5.0 litros movido a hidrogênio. 

O motorzão entrega incríveis 450 cavalos a 6.500 rpm e 540 Nm de torque a 3.600 rpm, mas obviamente não será utilizado em nenhuma moto. A Yamaha foi contratada pela Toyota, sua parceira de longa data, para trabalhar no propulsor. O V8 é baseado no mesmo motor utilizado atualmente no cupê esportivo de luxo Lexus RC F, mas passou por diversas modificações, entre elas alterações nos injetores, cabeçotes e coletor de admissão.

“Estamos trabalhando para alcançar a neutralidade de carbono até 2050”, explicou o presidente da Yamaha Motor, Yoshihiro Hidaka. “Ao mesmo tempo, Motor está no nome da nossa empresa e, portanto, temos uma forte paixão e nível de compromisso com o motor de combustão interna.”

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Esforços para reduzir emissões

Utilizar o hidrogênio seria uma maneira de manter motores à combustão, mas sem o impacto poluente dos motores à gasolina ou outros combustíveis fósseis. A Yamaha começou a desenvolver motores movidos a hidrogênio para carros há cerca de 5 anos. Segundo a empresa, esse tipo de tecnologia não é apenas um simples substituto da gasolinas, mas possui características bem próprias. 

“Os motores a hidrogênio têm uma sensação amigável que os torna fáceis de usar, mesmo sem recorrer a auxílios eletrônicos de direção", afirmou Takeshi Yamada, representante da equipe de desenvolvimento da Yamaha.

O projeto do motor a hidrogênio faz parte de esforços de montadoras japonesas para expandir a possibilidade de combustíveis para motores de combustão interna. A vantagem do uso do hidrogênio é a capacidade de liberar muita energia durante sua queima, mas é neutro em carbono, liberando água durante o processo. 

SAIBA MAIS

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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