A scooter movida a diesel que pode rodar 80 km com 1 litro de combustível

Conheça a história de Sahib, que recebeu uma Bajaj Chetak 1996 como presente de casamento e a transformou em veículo super econômico
Sahib colocou motor a diesel em seu Bajaj Chetak clássico

Sahib colocou motor a diesel em seu Bajaj Chetak clássico | Imagem: Reprodução / Auto Fiction

Com raras exceções, o diesel não está presente nas motos de produção em massa. O que costumamos ver são modelos adaptados para que possam rodar com este combustível, como é o caso de um scooter Bajaj Chetak de 1996 na Índia. Em uma transformação bem inusitada, o modelo de visual clássico, que lembra as Vespinhas, recebeu um motor de 400 cc diesel.

Este propulsor, que originalmente era de um cortador de grama, foi utilizado para substituir o original de 150 cc. Quem explica as alterações é Sahib, o dono do modelo; ele o ganhou do pai como presente de casamento, revela o site "Cartoq". Em um vídeo, ele explica como foram as modificações para tornar o modelo super econômico: ele afirma que pode rodar 80 km com apenas 1 litro de combustível.

VEJA TAMBÉM:

Recorremos a informações da mídia indiana, como não entendemos o idioma local de Sahib. Segundo o "Bike Dekho", o custo de um motor de 400 cc similar a este é de cerca de 35.000 rúpias, algo em torno de R$ 2.300 (cotação do dia) em conversão direta. 

Bajaj Chetak a diesel pode rodar 80 km/l
Bajaj Chetak a diesel pode rodar 80 km/l
Imagem: Reprodução / Auto Fiction

Como modificar o scooter para diesel

Sahib conta que não queria se desfazer do modelo, então buscou maneiras de fazer alterações. A ideia então foi colocar o motor 400 cc a diesel na Chetak. Ele construiu uma placa de metal para poder acoplar o motor na plataforma da scooter, onde geralmente colocamos os pés neste tipo de moto - desse modo, ele teve que instalar novas pedaleiras laterais. Veja o vídeo do canal Auto Fiction que conta sobre a transformação:

No local original do tanque, sob o assento, foi inserido o filtro de ar. O inventor conta que levou certo tempo para calibrar a motorização, que gerava tanta força que estourava a corrente. O escape, que sai por baixo da plataforma central, é emprestado de um modelo Royal Enfield, e suas saídas laterais tem inspiração em no Mercedes G-Wagon, conta Sahib.

ACOMPANHE O MOTOO NAS REDES SOCIAIS

 

Motor a diesel foi acoplado na plataforma da scooter Chetak
Motor a diesel foi acoplado na plataforma da scooter Chetak
Imagem: Reprodução / Auto Fiction

E como liga? Sem espaço para um sistema de ignição, o motor precisa girar a partir de uma corda mesmo, de maneira bem rústica. De qualquer modo, ele garante que seu Bajaj Chetak à diesel é capaz de fazer 80 km/l com apenas um litro de combustível, mesmo rodando com os pneus bem grossos para off-road. 

Motor precisa de corda para ligar
Motor precisa de corda para ligar
Imagem: Reprodução / Auto Fiction

O que é a Chetak?

A Chetak é uma conhecida fabricante de scooters da Índia, pertencente à Bajaj. Com modelos originalmente baseados nas Vespas, com design licenciado, a empresa produziu entre 1972 a 2006. Apesar do sucesso nas décadas passadas, as scooters foram perdendo espaço na Índia até que a montadora resolveu finalizar a produção em 2006. Em 2019, a empresa retornou com os scooters Chetak, mas agora com motores 100% elétricos. 

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Bajaj Chetak

Bajaj Chetak

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos