Bajaj Dominar 400: o que esperar da moto no Brasil

Fomos até a Índia conhecer motocicleta com pegada touring que vai começar a ser vendida no Brasil em breve. Modelo conta com motor de 40 cavalos; veja os detalhes
Bajaj Dominar 400 2022

Bajaj Dominar 400 2022 | Imagem: Rafael Miotto

A Bajaj Dominar 400 está chegando ao Brasil. Com a abertura das lojas no país prevista para o dia 15 de dezembro, a moto deve ser o primeiro modelo da gigante indiana a desembarcar no país, afinal, já está sendo montado pela Dafra em Manaus. Detalhes de preço, ficha técnica e desempenho para o mercado brasileiro ainda serão revelados nos próximos dias.

Mas o que esperar da Dominar 400? Em meados de 2022, o MOTOO foi até a Índia conhecer as instalações da Bajaj, além de ter o primeiro contato com a motocicleta. Pude rodar com o modelo em circuito fechado e nas configurações para o mercado indiano. Veja o primeiro contato com a Dominar 400 em vídeo:

 

Não é descartado que a versão brasileira possa ter ajustes específicos, porém, os dados técnicos devem seguir bem próximos do que vi por lá (veja a ficha técnica completa no final da reportagem).

VEJA TAMBÉM:

Bajaj Dominar 400 2022
Bajaj Dominar 400 2022
Imagem: Bajaj

Visual e posição de pilotagem

Um dos pontos de destaque da Dominar 400 é o seu visual. O modelo transmite certa robustez com seu amplo farol dianteiro, de LED, inclusive, todas as luzes da motocicleta utilizam este elemento. Seu tanque, de 13 litros, é largo e proporciona correto encaixe para as pernas. Por falar em ergonomia, a posição de pilotagem vai mais para um estilo touring do que naked, ou seja, mais confortável do que agressivo.

Bajaj Dominar 400
Bajaj Dominar 400
Imagem: Bajaj

A moto Bajaj conta com bolha dianteira e protetores de mão, ao menos na versão indiana, o que a tornam uma opção também para viagem. No mercado indiano, a Dominar 400 está colocada como um modelo de cilindrada maior e características mais premium, por isso possui estes acessórios; também estão inclusos protetores laterais e bagageiros - ainda não sabemos se todos estes estarão no Brasil.

Motor e potência

Uma das coisas que tornam a moto interessante para o mercado brasileiro é sua faixa de cilindrada, em um patamar que não possui muitas opções no país. Equipada com monocilíndrico, de 373,3 cc de cilindrada, ela chega a 40 cavalos de potência a 8.800 rpm e 3,57 kgfm de torque a 6.500 rpm. 

                             SIGA o Motoo nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

Painel da Bajaj Dominar 400
Painel da Bajaj Dominar 400
Imagem: Bajaj

Em rodagem na pista da Bajaj, em Chakan, pudemos comprovar que o modelo tem saídas rápidas, sem ser explosiva, com um melhor comportamento em baixos giros. É possível manter velocidade na faixa dos 100 a 120 km/h sem dificuldades, mas também há um pouco de vibração à medida que as rpm do propulsor aumentam.

Seu câmbio é de 6 velocidades, com embreagem assistida e deslizante, o que deixa o funcionamento mais suave e evita travamentos em reduções mais bruscas de marcha. 

Bajaj Dominar 400 2022
Bajaj Dominar 400 2022
Imagem: Rafael Miotto

Chassi e suspensões

A Dominar 400 está equipada com suspensão do tipo invertida na dianteira, com tubos de 43 mm de diâmetro, e 135 mm de curso, enquanto na traseira há uma Mono Shock com Nitrox ajustável. Como rodei apenas na pista de teste, não foi possível colocar a moto em uma diversidade de situações, porém, os amortecedores se mostraram macios, com prioridade em conforto em detrimento de uma maior estabilidade. 

Para as frenagens, a moto está equipada com sistema ABS nas duas rodas, além de disco de 320 mm (dianteira) e 230 mm (traseira). A moto se mostrou fácil de conduzir, apesar do peso de 193 kg, graças ao posicionamento alto do guidão e bom ângulo de esterço. Alguns ajustes especícficos para o mercado brasileiro podem ocorrer, como nos pneus, que limitam um pouco as ações da Dominar, sobretudo e altas velocidades.

Bajaj Dominar 400
Bajaj Dominar 400
Imagem: Bajaj

Painel e entrada USB

No painel, a motocicleta possui um amplo visor digital, além de um segundo pequeno painel acima da tampa do tanque. As informações mostradas são indicador de marcha, consumo, média de velocidade, entre outras. O modelo também conta com entrada USB de fácil encaixa ao lado do miolo da chave.

Bajaj Dominar 400 2022
Bajaj Dominar 400 2022
Imagem: Rafael Miotto

Conclusão

Este primeiro contato com a Dominar 400 foi muito breve e em condições diferentes do que haverá no Brasil. Além disso, com a moto para o mercado indiano.  Mesmo assim, a moto mostrou bastante potencial com seu estilo touring em uma fatia de cilindrada pouco aproveitada no país. Com certeza há bastante espaço para o modelo, mas tudo dependerá do preço praticado.

Bajaj Dominar 400 2022
Bajaj Dominar 400 2022
Imagem: Rafael Miotto

Fique ligado no MOTOO que assim que a Bajaj divulgar os detalhes sobre a venda de duas motos no país, nossa equipe irá trazer uma nova reportagem.

FICHA TÉCNICA - Bajaj Dominar 400 (dados Índia)

PREÇO  A partir de 223.538 rúpias
MOTOR 1 cilindro, 373,3 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
ARREFECIMENTO Refrigeração líquida
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  40 cavalos a 8.800 rpm
TORQUE  3,57 kgfm a 6.500 rpm
CONSUMO Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO Não divulgado
CÂMBIO 6 marchas
COMPRIMENTO 2.156 mm
LARGURA 863 mm
ALTURA 1.243 mm
ENTRE-EIXOS 1.453 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 157 mm
ALTURA DO ASSENTO Não divulgado
PESO 193 kg
TANQUE 13 litros
FREIOS ABS de dois canais
FREIO DIANTEIRO Disco de 320 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 230 mm
PNEU DIANTEIRO 110/70-17 Radial
PNEU TRASEIRO 150/60-17 Radial
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo invertido, 43 mm, de 135 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Mono shock com Nitrox, ajustável, com 110 mm
CORES Verde e preto

Detalhes das motos Bajaj:

Tudo sobre a Bajaj Dominar 400

Bajaj Dominar 400

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos