Bajaj Pulsar 250: o que já sabemos sobre a rival da Fazer

Nova street da marca indiana deve ser apresentada até o final do ano. Montadora tem planos de abrir fábrica no Brasil
Projeção adianta a nova Bajaj Pulsar 250

Projeção adianta a nova Bajaj Pulsar 250 | Imagem: Reprodução / SRK Designs

Os primeiros rumores de que a Bajaj estaria trabalhando em uma nova street de 250 cm³ começaram a aparecer ainda em fevereiro. A marca é uma das maiores da Índia e já confirmou seus planos de abrir uma fábrica no Brasil. Com isso, uma nova motocicleta nessa categoria se tornaria uma opção a modelos estabelecidos por aqui, como a Honda CB 250F Twister e a Yamaha Fazer 250.

De fevereiro para cá, flagras e novas informações foram aparecendo na Índia a respeito da nova moto, que deverá se chamar Bajaj Pulsar 250. Com isso já é possível ter uma ideia de como será o produto final, que não deve ser apresentado antes do final do ano para aquele país. Separamos aqui o que já sabemos.

O design será inédito para a linha

Flagra mostra a Bajaj Pulsar 250 em testes na Índia
Flagra mostra a Bajaj Pulsar 250 em testes na Índia
Imagem: Reprodução / Bikewale

A Bajaj tem diversos modelos dentro da linha Pulsar, partindo de 150 cilindradas em diante. No entanto, a nova 250 flagrada na Índia não aparenta ter o visual similar ao restante da família. Itens como o formato do tanque, o farol e até mesmo a rabeta mostram que a marca indiana trará uma nova linguagem visual para a moto.

Motor e chassi exclusivos

Flagra mostra a Bajaj Pulsar 250 em testes na Índia
Bajaj Pulsar 250 em testes na Índia
Imagem: Reprodução / Bikewale

Acima da linha da Pulsar, a Bajaj oferece na Índia a linha Dominar, que já possui motores 250. No entanto, a imprensa indiana afirma que a Pulsar 250 optará por um novo bloco simplificado. O arrefecimento será a ar, com auxílio de radiador de óleo, ao invés de líquido. O intuito é manter os custos mais baixos. Enquanto as Dominar trazem embreagem assistida e câmbio de 6 marchas, a nova Pulsar deve ter embreagem convencional e transmissão de 5 velocidades.

Quanto à estrutura, a moto que foi flagrada trazia um chassi nunca visto. A mídia indiana afirma que será uma arquitetura simplificada, porém mais rígida que a dos demais modelos da linha Pulsar. A suspensão também aparenta ser convencional, com garfo telescópico na dianteira e balança traseira monoamortecida.

Preços e equipamentos competitivos (para a Índia)

Assim como no Brasil, o mercado indiano não exige ABS de série em todas as motos, então a imprensa de lá diz que a nova Pulsar 250 deve trazer o item apenas como opcional. Além disso, poderá ter ainda painel de instrumentos digital e farol com projetor, que seriam diferenciais na categoria por lá. Contando ainda que a Bajaj tem feito esforços para manter o preço da moto baixo, especula-se que seus preços partam de 145.000 rúpias, cerca de R$ 11,3 mil.

Linhagem nobre

Outra alternativa para a origem do motor da Pulsar 250 seria uma versão simplificada do propulsor da KTM 250 Duke oferecida na Índia. A Bajaj mantém há alguns anos um acordo de desenvolvimento em conjunto para motos de baixa cilindrada com o Grupo Pierer, que controla a KTM e a Husqvarna. Além disso, após assinar outro acordo de cooperação com a Triumph, a nova 250 indiana poderá ser a origem de um modelo mais acessível da britânica.

Novo flagra mostra a Bajaj Pulsar NS250
Novo flagra mostra a Bajaj Pulsar NS250
Imagem: Reprodução / Indian Autos Blog
Assine a newsletter semanal do AUTOO!