BMW R 1300 GS: vai se manter no topo? Impressões

Nova geração da "rainha das GSs" traz brutalidade com controle. Modelo entrega 145 cavalos e 15,2 kgfm de torque, além de alta tecnologia embarcada
BMW R 1300 GS 2024

BMW R 1300 GS 2024 | Imagem: BMW

A BMW R 1300 GS 2024 teve o seu lançamento oficial no Brasil. Sucessor da R 1250 GS, moto mais vendida da marca, o modelo já está disponível para a pré-venda no país via Mercado Livre e desembarca em breve nas concessionárias. Tive a oportunidade de rodar com o modelo em primeira mão para ter as primeiras impressões.

O preço da R 1300 GS 2024 varia de R$ 99.900 a R$ 126.900, dependendo da versão. Esta nova geração foi renovada por completo ficando mais potente, leve e tecnológica. A nova GS desembarca no país juntamente com a atualizada Triumph Tiger 1200, sua principal concorrente, deixando a disputa realmente acirrada.

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O meu primeiro contato com a R 1300 GS foi na região de Campos do Jordão, na parte da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. Foi um dia chuvoso para colocar à prova o principal lançamento da marca alemã dos últimos tempos.

Veja primeiras impressões sobre a R 1300 GS em vídeo:

Motor e potência

Como já explicamos em reportagem anterior, a R 1300 GS evoluiu em todos os aspectos. Algo que chama atenção, sem dúvida, é o fato de a moto contar com um motor ainda maior. A motocicleta está equipada com motor de 1.300 cc de cilindrada. Este bicilíndrico produz potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, chegando a um torque máximo de 149 Nm (15,2 kgfm) a 6.500 rpm.

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

Isso tornou este propulsor o boxer BMW mais potente já produzido em série. Para comparação, a R 1250 GS tem 136 cavalos e 143 nm de torque, originados de seu motor de 1.254 cc de cilindrada. O câmbio segue com 6 marchas, enquanto a transmissão secundária é feita por cardã. 

Não foi somente em tamanho que o motor mudou. Apesar de maior, está mais compacto. Entre as novidades, os cilindros não são mais assimétricos, além de a caixa de câmbio ter sido deslocada para a parte de baixo. O resultado é que o motor ficou mais estreito e leve. 

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

Bruta e fácil de conduzir

Juntamente com os outros avanços empregados, o propulsor mais compacto ajudou a moto a reduzir 12 kg em relação à R 1250 GS. Logicamente, ainda falamos de uma moto pesada. com seus 237 kg em ordem de marcha, mas justamente pelo baixo centro de gravidade da moto, ajudado pelo motor boxer, a R 1300 GS é surpreendentemente fácil de pilotar.

Com seu torque abundante já em baixos giros, a moto se mostrou muito na mão, passando confiança para manobras em baixa velocidade. Mas a brutalidade certamente está lá.

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

Top speed e consumo

Nosso roteiro passou por estradinhas vicinais e um pequeno trecho de terra, ou seja, ainda não foi possível explorar todos os predicados GS 1300, mas deu para sentir que a moto pode ser "um canhão" quando necessário. Apesar da linearidade de entrega de força, que pode ser ainda abrandada (ou "apimentada") pelos modos de potência, a moto se comporta como uma esportiva nas acelerações.

Auxiliado pelo assistente de trocas de marchas, o "quickshifter" da marca, o modelo pode fazer de 0 a 100 km/h em 3,39 segundos, além de chegar a mais de 200 km/h, segundo dados revelados pela fabricante. Ainda em números divulgados pela BMW na Europa, a R 1300 GS pode fazer média de 20,8 km/l.

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

Claro que isso depende muito da qualidade de combustível e também da tocada de cada motociclista, entre outros fatores.  

Suspensões, freios e tecnologia

Seguindo com as mudanças, a R 1300 GS conta com novo quadro também mais compacto. Ele é composto por uma estrutura principal de chapa de aço, na qual o motor é parte integrante, enquanto um quadro traseiro de alumínio fundido completa esta base. Sobre as suspensões, a moto segue com os mesmo conceitos exclusivos da BMW, mas também foi renovada, ganhando a EVO Telever na dianteira e Evo Paralever na parte de trás. 

Os cursos são de 190 mm (dianteira) e 200 mm (traseira) para todas as versões, com exceção Trophy. Destinada a um off-road mais pesado, esta variante tem 210 mm e 220 mm, respectivamente. Todas estão equipadas com rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, com rodas de liga na versão de entrada, e raiadas nas restantes. 

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

Em um pequeno trecho de terra que rodei com a Trophy, deu para ver que esta opção realmente é a mais indicada para quem roda com mais frequência na terra. Para esta nova geração da GS, há também a evolução de seu sistema de suspensão eletrônico, agora chamado de DSA.

Além da compensação automática da carga durante a rodagem, o sistema tem ajuste automático que muda em 30 mm a altura da moto, exceto na Trophy, que têm curso maior. A R 1300 GS mostrou que tem bom equilíbrio entre conforto e rigidez nas suspensões, além de uma vasta possibilidade de ajustes.

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

Os freios contam com ABS (Full Integral Pro) de série, sendo sistema de duplo disco flutuante, de 310 mm, na dianteira, e disco de 285 mm, na traseira. Durante nosso roteiro, peguei um clima bem chuvoso e com pista suja. Mesmo em situações mais adversas, o modelo se mostrou bastante na mão. 

R 1300 GS tem até radar

Para a esta nova geração a R 1300 GS passa a contar também com dois radares - um da dianteira e outro na traseira. Eles servem para trazer mais segurança para a moto com dispositivos mais comuns nos carros. 

Na experiência que tive os recursos auxiliaram bastante. Há o alerta de ponto-cego que avisa se algo está se aproximando pelas laterais e por trás. O mesmo sistema, mas na dianteira, pode agir em caso de colisão iminente dando aviso ao piloto e iniciando a frenagem. Também é possível manter uma distância automática em relação ao veículo da frente durante o uso do controle de cruzeiro. 

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

São atributos que deixaram a R 1300 GS ainda mais segura e preparada para longas viagens.  O modelo ainda oferece uma diversidade de dispositivos eletrônicos no pacote, incluindo controle de tração, hill assist, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros

O X da GS

Uma das grandes novidades da R 1300 GS está em sua estética que foi completamente repaginada, apesar de vermos ainda o DNS da herança GS presente no modelo.

Chamado de Matrix LED, o sistema é composto por duas unidades de LED, acompanhadas por mais 4 unidades adicionais para luz diurna e lateral. Segundo a empresa, este novo farol garante uma percepção "ainda melhor do trânsito". Ainda com o advento do opcional “Headlight Pro”, o foco do farol full se adapta durante curvas de acordo com a inclinação da moto.

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

Posso dizer que pessoalmente o farol é mais bonito que nas fotos, além de no geral a moto não ter perdido o seu DNA. Quando a vemos temos certeza que se trata de uma GS

Versões, cores e preços 

R 1300 GS

A opção de entrada standard chamada de R 1300 GS, somente, custa R$ 99.900 é a mais compacta e oferecida na cor branca (Lightwhite), com destaque para uma aparência mais limpa, além de ter a roda de liga.

R 1300 GS Plus

Na sequência aparece a R 1300 GS Plus por R$ 118.900, também branca, trazendo como alguns diferenciais o coletor de escapamento cromado, preparação para GPS, sistema central de trava, suportes para baús laterais e top case, além de rodas raiadas douradas. 

R 1300 GS Trophy

Além do que já vimos na Plus, a R 1300 GS Trophy, que custa R$ 118.900, vem com o sistema de radares (ACC, FCW e SWW) e a cor exclusiva Racing Blue Metallic. O modelo também conta com banco conforto alto (890 mm) e suspensão mais longa esportiva.

R 1300 GS Triple Black

Trazendo a tradicional combinação de tons escuros da BMW, a Triple Black sai por R$ 118.900. Esta versão também conta com os sistemas ACC, FCW e SWW, além do farol Pro e para-brisa eletrônico ajustável. Seu assento é o conforto baixo (800 a 830 mm).

R 1300 GS Option 719 Tramuntana

Topo de linha entre as R 1300 GS, a Option 719 Tramuntana custa R$ 126.900. Esta variante traz o que vimos na Triple Black, mas com a adição de faróis auxiliares, banco conforto (820 a 850 mm) e os detalhes exclusivos de acabamento da 719, que inclui a cor verde Aurelius Green Mettalic. 

BMW R 1300 GS 2024
BMW R 1300 GS 2024
Imagem: BMW

GS vai se manter no topo?

A cada ano a BMW enfrenta concorrência mais pesada para cima da R 1300 GS. Além da Tiger 1200, temos opções como Harley-Davidson Pan America e Ducati Desert X, mas a marca alemã se mexeu no momento certo. O modelo conseguiu melhorar em alguns aspectos, como leveza e motos, além de manter o DNA da lenda. Certamente deve se manter a líder enter as big trails por mais um bom tempo. 

FICHA TÉCNICA - BMW R 1300 GS 2024
PREÇO  A partir de R$ 99.900
MOTOR 2 cilindros boxer, 1.300 cc
DIÂMETRO x CURSO 106,5 mm x 73 mm
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA  145 cv a 7.750 rpm
TORQUE  149 nm (15,19 kgm) a 6.500 rpm
CONSUMO 20,8 km/l (dados Europa)
TOP SPEED > 200 km/h
0 a 100 KM/H 3,39 segundos
CÂMBIO 6 marchas
TRANSMISSÃO SECUNDÁRIA Cardã
CHASSI Back bone
COMPRIMENTO 2.212 mm
LARGURA 1.000 mm
ALTURA 1.406 mm
ENTRE-EIXOS 1.518 mm
DISTÂNCIA DO SOLO Não informado
ALTURA DO ASSENTO 800 - 890 mm
PESO  237 kg (90% do tanque completo)
TANQUE 19 litros
FREIOS ABS
FREIO DIANTEIRO Duplo disco semiflutuante de 310 mm, pinça radial de 4 pistões
FREIO TRASEIRO Disco de 285 mm, pinça flutuante de 2 pistões
PNEU DIANTEIRO 120/70 R19
PNEU TRASEIRO 170/60 R17
SUSPENSÃO DIANTEIRA EVO-Telelever 190 mm (210 mm Trophy)
SUSPENSÃO TRASEIRA EVO-Paralever 200mm (220 mm Trophy)
CORES Branca, Azul, Preta e Verde

 

MAIS DO MUNDO MOTO

Por

Rafael Miotto

Com mais de 20 anos de experiência sobre duas rodas, já percorreu o mundo de moto, incluindo as desafiadoras estradas do Himalaia, na Índia. Como jornalista, cobriu várias edições dos maiores salões de motocicletas do mundo, como o EICMA e o Tokyo Motor Show.

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