BMW R 1300 GS: vai se manter no topo? Impressões
Nova geração da "rainha das GSs" traz brutalidade com controle. Modelo entrega 145 cavalos e 15,2 kgfm de torque, além de alta tecnologia embarcada
A BMW R 1300 GS 2024 teve o seu lançamento oficial no Brasil. Sucessor da R 1250 GS, moto mais vendida da marca, o modelo já está disponível para a pré-venda no país via Mercado Livre e desembarca em breve nas concessionárias. Tive a oportunidade de rodar com o modelo em primeira mão para ter as primeiras impressões.
O preço da R 1300 GS 2024 varia de R$ 99.900 a R$ 126.900, dependendo da versão. Esta nova geração foi renovada por completo ficando mais potente, leve e tecnológica. A nova GS desembarca no país juntamente com a atualizada Triumph Tiger 1200, sua principal concorrente, deixando a disputa realmente acirrada.
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O meu primeiro contato com a R 1300 GS foi na região de Campos do Jordão, na parte da Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo. Foi um dia chuvoso para colocar à prova o principal lançamento da marca alemã dos últimos tempos.
Veja primeiras impressões sobre a R 1300 GS em vídeo:
Motor e potência
Como já explicamos em reportagem anterior, a R 1300 GS evoluiu em todos os aspectos. Algo que chama atenção, sem dúvida, é o fato de a moto contar com um motor ainda maior. A motocicleta está equipada com motor de 1.300 cc de cilindrada. Este bicilíndrico produz potência de 145 cv (107 kW) a 7.750 rpm, chegando a um torque máximo de 149 Nm (15,2 kgfm) a 6.500 rpm.
![BMW R 1300 GS 2024 BMW R 1300 GS 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/bmw_r-1300-gs_2024_1_29032024_58658_960_720.jpg)
Isso tornou este propulsor o boxer BMW mais potente já produzido em série. Para comparação, a R 1250 GS tem 136 cavalos e 143 nm de torque, originados de seu motor de 1.254 cc de cilindrada. O câmbio segue com 6 marchas, enquanto a transmissão secundária é feita por cardã.
Não foi somente em tamanho que o motor mudou. Apesar de maior, está mais compacto. Entre as novidades, os cilindros não são mais assimétricos, além de a caixa de câmbio ter sido deslocada para a parte de baixo. O resultado é que o motor ficou mais estreito e leve.
![BMW R 1300 GS 2024 BMW R 1300 GS 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/bmw_r-1300-gs_2024_11_30032024_58698_960_720.jpg)
Bruta e fácil de conduzir
Juntamente com os outros avanços empregados, o propulsor mais compacto ajudou a moto a reduzir 12 kg em relação à R 1250 GS. Logicamente, ainda falamos de uma moto pesada. com seus 237 kg em ordem de marcha, mas justamente pelo baixo centro de gravidade da moto, ajudado pelo motor boxer, a R 1300 GS é surpreendentemente fácil de pilotar.
Com seu torque abundante já em baixos giros, a moto se mostrou muito na mão, passando confiança para manobras em baixa velocidade. Mas a brutalidade certamente está lá.
![BMW R 1300 GS 2024 BMW R 1300 GS 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/bmw_r-1300-gs_2024_1_29032024_58669_960_720.jpg)
Top speed e consumo
Nosso roteiro passou por estradinhas vicinais e um pequeno trecho de terra, ou seja, ainda não foi possível explorar todos os predicados GS 1300, mas deu para sentir que a moto pode ser "um canhão" quando necessário. Apesar da linearidade de entrega de força, que pode ser ainda abrandada (ou "apimentada") pelos modos de potência, a moto se comporta como uma esportiva nas acelerações.
Auxiliado pelo assistente de trocas de marchas, o "quickshifter" da marca, o modelo pode fazer de 0 a 100 km/h em 3,39 segundos, além de chegar a mais de 200 km/h, segundo dados revelados pela fabricante. Ainda em números divulgados pela BMW na Europa, a R 1300 GS pode fazer média de 20,8 km/l.
![BMW R 1300 GS 2024 BMW R 1300 GS 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/bmw_r-1300-gs_2024_11_30032024_58692_960_720.jpg)
Claro que isso depende muito da qualidade de combustível e também da tocada de cada motociclista, entre outros fatores.
Suspensões, freios e tecnologia
Seguindo com as mudanças, a R 1300 GS conta com novo quadro também mais compacto. Ele é composto por uma estrutura principal de chapa de aço, na qual o motor é parte integrante, enquanto um quadro traseiro de alumínio fundido completa esta base. Sobre as suspensões, a moto segue com os mesmo conceitos exclusivos da BMW, mas também foi renovada, ganhando a EVO Telever na dianteira e Evo Paralever na parte de trás.
Os cursos são de 190 mm (dianteira) e 200 mm (traseira) para todas as versões, com exceção Trophy. Destinada a um off-road mais pesado, esta variante tem 210 mm e 220 mm, respectivamente. Todas estão equipadas com rodas de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, com rodas de liga na versão de entrada, e raiadas nas restantes.
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Em um pequeno trecho de terra que rodei com a Trophy, deu para ver que esta opção realmente é a mais indicada para quem roda com mais frequência na terra. Para esta nova geração da GS, há também a evolução de seu sistema de suspensão eletrônico, agora chamado de DSA.
Além da compensação automática da carga durante a rodagem, o sistema tem ajuste automático que muda em 30 mm a altura da moto, exceto na Trophy, que têm curso maior. A R 1300 GS mostrou que tem bom equilíbrio entre conforto e rigidez nas suspensões, além de uma vasta possibilidade de ajustes.
![BMW R 1300 GS 2024 BMW R 1300 GS 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/bmw_r-1300-gs_2024_11_30032024_58700_960_720.jpg)
Os freios contam com ABS (Full Integral Pro) de série, sendo sistema de duplo disco flutuante, de 310 mm, na dianteira, e disco de 285 mm, na traseira. Durante nosso roteiro, peguei um clima bem chuvoso e com pista suja. Mesmo em situações mais adversas, o modelo se mostrou bastante na mão.
R 1300 GS tem até radar
Para a esta nova geração a R 1300 GS passa a contar também com dois radares - um da dianteira e outro na traseira. Eles servem para trazer mais segurança para a moto com dispositivos mais comuns nos carros.
Na experiência que tive os recursos auxiliaram bastante. Há o alerta de ponto-cego que avisa se algo está se aproximando pelas laterais e por trás. O mesmo sistema, mas na dianteira, pode agir em caso de colisão iminente dando aviso ao piloto e iniciando a frenagem. Também é possível manter uma distância automática em relação ao veículo da frente durante o uso do controle de cruzeiro.
![BMW R 1300 GS 2024 BMW R 1300 GS 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/bmw_r-1300-gs_2024_1_29032024_58660_960_720.jpg)
São atributos que deixaram a R 1300 GS ainda mais segura e preparada para longas viagens. O modelo ainda oferece uma diversidade de dispositivos eletrônicos no pacote, incluindo controle de tração, hill assist, monitoramento da pressão dos pneus, entre outros
O X da GS
Uma das grandes novidades da R 1300 GS está em sua estética que foi completamente repaginada, apesar de vermos ainda o DNS da herança GS presente no modelo.
Chamado de Matrix LED, o sistema é composto por duas unidades de LED, acompanhadas por mais 4 unidades adicionais para luz diurna e lateral. Segundo a empresa, este novo farol garante uma percepção "ainda melhor do trânsito". Ainda com o advento do opcional “Headlight Pro”, o foco do farol full se adapta durante curvas de acordo com a inclinação da moto.
![BMW R 1300 GS 2024 BMW R 1300 GS 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/bmw_r-1300-gs_2024_1_29032024_58657_960_720.jpg)
Posso dizer que pessoalmente o farol é mais bonito que nas fotos, além de no geral a moto não ter perdido o seu DNA. Quando a vemos temos certeza que se trata de uma GS
Versões, cores e preços
R 1300 GS
A opção de entrada standard chamada de R 1300 GS, somente, custa R$ 99.900 é a mais compacta e oferecida na cor branca (Lightwhite), com destaque para uma aparência mais limpa, além de ter a roda de liga.
R 1300 GS Plus
Na sequência aparece a R 1300 GS Plus por R$ 118.900, também branca, trazendo como alguns diferenciais o coletor de escapamento cromado, preparação para GPS, sistema central de trava, suportes para baús laterais e top case, além de rodas raiadas douradas.
R 1300 GS Trophy
Além do que já vimos na Plus, a R 1300 GS Trophy, que custa R$ 118.900, vem com o sistema de radares (ACC, FCW e SWW) e a cor exclusiva Racing Blue Metallic. O modelo também conta com banco conforto alto (890 mm) e suspensão mais longa esportiva.
R 1300 GS Triple Black
Trazendo a tradicional combinação de tons escuros da BMW, a Triple Black sai por R$ 118.900. Esta versão também conta com os sistemas ACC, FCW e SWW, além do farol Pro e para-brisa eletrônico ajustável. Seu assento é o conforto baixo (800 a 830 mm).
R 1300 GS Option 719 Tramuntana
Topo de linha entre as R 1300 GS, a Option 719 Tramuntana custa R$ 126.900. Esta variante traz o que vimos na Triple Black, mas com a adição de faróis auxiliares, banco conforto (820 a 850 mm) e os detalhes exclusivos de acabamento da 719, que inclui a cor verde Aurelius Green Mettalic.
![BMW R 1300 GS 2024 BMW R 1300 GS 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/3/960_720/bmw_r-1300-gs_2024_1_29032024_58659_960_720.jpg)
GS vai se manter no topo?
A cada ano a BMW enfrenta concorrência mais pesada para cima da R 1300 GS. Além da Tiger 1200, temos opções como Harley-Davidson Pan America e Ducati Desert X, mas a marca alemã se mexeu no momento certo. O modelo conseguiu melhorar em alguns aspectos, como leveza e motos, além de manter o DNA da lenda. Certamente deve se manter a líder enter as big trails por mais um bom tempo.
FICHA TÉCNICA - BMW R 1300 GS 2024 |
PREÇO | A partir de R$ 99.900 |
MOTOR | 2 cilindros boxer, 1.300 cc |
DIÂMETRO x CURSO | 106,5 mm x 73 mm |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina |
POTÊNCIA | 145 cv a 7.750 rpm |
TORQUE | 149 nm (15,19 kgm) a 6.500 rpm |
CONSUMO | 20,8 km/l (dados Europa) |
TOP SPEED | > 200 km/h |
0 a 100 KM/H | 3,39 segundos |
CÂMBIO | 6 marchas |
TRANSMISSÃO SECUNDÁRIA | Cardã |
CHASSI | Back bone |
COMPRIMENTO | 2.212 mm |
LARGURA | 1.000 mm |
ALTURA | 1.406 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.518 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | Não informado |
ALTURA DO ASSENTO | 800 - 890 mm |
PESO | 237 kg (90% do tanque completo) |
TANQUE | 19 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Duplo disco semiflutuante de 310 mm, pinça radial de 4 pistões |
FREIO TRASEIRO | Disco de 285 mm, pinça flutuante de 2 pistões |
PNEU DIANTEIRO | 120/70 R19 |
PNEU TRASEIRO | 170/60 R17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | EVO-Telelever 190 mm (210 mm Trophy) |
SUSPENSÃO TRASEIRA | EVO-Paralever 200mm (220 mm Trophy) |
CORES | Branca, Azul, Preta e Verde |
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