Dafra NH 190 ainda não decolou nas vendas

Nova trail apresentada no ano passado trouxe preço competitivo e boa lista de equipamentos, mas emplacamentos são baixos
Dafra NH 190 2020

Dafra NH 190 2020 | Imagem: Divulgação

Em agosto do ano passado, a Dafra anunciou que ofereceria no Brasil a NH 190, uma nova trail fornecida pela taiwanesa SYM e que seria montada no Brasil pela empresa. Sua proposta era brigar pelo público da Honda XRE 190, mas cobrando valores mais próximos da Honda Bros 160 e com mais equipamentos do que ambas. No entanto, suas vendas não decolaram.

Atributos ela tem. A começar pela lista de equipamentos de série, que inclui itens não vistos nas rivais. O principal é a iluminação, que conta com LED para faróis, piscas e lanterna. Seu painel é digital e completo, trazendo ainda uma entrada USB para o carregamento de aparelhos. Em relação à Honda XRE 190, ficou devendo apenas freio ABS.

Sua motorização é outra vantagem da Dafra NH 190 sobre as principais rivais. Ao contrário dos modelos da Honda, a moto traz cabeçote com quatro válvulas (duas na XRE 190) e arrefecimento a líquido, item único em seu seguimento. Outro elemento encontrado apenas na NH 190 nessa categoria é o câmbio de seis velocidades. O propulsor é capaz de entregar 18 cv de potência e 1,6 kgfm de torque, enquanto a Honda XRE 190 - arrefecida a ar - tem 16,4 cv e 1,66 kgfm, mas com câmbio de cinco marchas.

Talvez o principal trunfo da NH 190 seja seu preço, tabelado em R$ 12.990 no site da Dafra. A Honda cobra R$ 14.490 pela XRE 190 e R$ 12.860 pela Bros 160. Até mesmo o visual, mais volumoso e angular, se aproximando mais da XRE, chama mais a atenção no modelo da Dafra, apesar de poder dividir opiniões.

A comercialização da Dafra NH 190 teve início no final de dezembro no ano passado. Mesmo com um tempo relativamente grande no mercado já, as vendas da novidade não refletiram as vantagens apresentadas pela moto. No acumulado de emplacamentos de 2020 até abril, a NH 190 registrou apenas 154 unidades comercializadas, conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

O número é menor que o de rivais maiores e mais caras, como a Kawasaki Versys-X 300, que registrou 335 unidades emplacadas em 2020. A Honda Bros 160 ainda é a líder do ano, com 30.141 unidades vendidas. Já a principal rival, a XRE 190, teve 5.197 unidades comercializadas no período.

Agora é difícil explicar a baixa performance da Dafra NH 190. Mas falta de motos nas lojas não é um deles. Concessionárias da marca na capital paulista consultadas pelo Motoo afirmaram que a moto está em estoque, com algumas unidades sendo vendidas com pequenos descontos sobre o valor de tabela.

Tirando elementos como a menor rede de lojas da Dafra no Brasil em relação às rivais, um visual que pode não agradar a todos e a falta de tradição da marca na categoria, as vendas baixas da NH 190 são um mistério. Além disso, comprovam que, no mercado brasileiro, não basta ser mais avançada e barata que a concorrência para ter sucesso.

Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Dafra NH 190

Dafra NH 190

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos