E01, scooter elétrica da Yamaha, está perto de ser produzida

Modelo foi apresentado como conceito no Salão de Tóquio de 2019, mas teve patentes registradas no Japão e Europa recentemente
A Yamaha E01 ainda como conceito em 2019

A Yamaha E01 ainda como conceito em 2019 | Imagem: Divulgação

A Yamaha está próxima de lançar uma nova scooter elétrica. O modelo em questão já é conhecido: trata-se da E01, um conceito mostrado no Salão de Tóquio de 2019, mas que pareceu à época despretensioso.

No entanto, era só uma “camuflagem” da marca japonesa, que já pensava numa versão de produção, segundo patentes publicadas recentemente no país e que usam desenhos produzidos no final de 2019.

A E01 também apareceu registrada no órgão de patentes europeu no começo deste ano, juntamente com outros modelos elétricos, reforçando a aposta num lançamento em breve, possivelmente entre o final de 2021 e o começo de 2022.

A E01 de produção é bastante parecida com o conceito (veja galeria), mas conta com elementos mais comuns já que o protótipo era dominado por soluções estéticas como um tecido que ocupava o assento e ia até o protetor dianteiro.

Posição da bateria da scooter E01
Posição da bateria da scooter E01 (item 28)
Imagem: Reprodução

A scooter elétrica deve contar com um motor de cerca de 15 cv, ou seja, potência equivalente a um propulsor a combustão de 125cc. O conjunto de bateria é posicionado entre os eixos da moto, o que se reflete num compartimento para bagagens pequeno.

A recarga da E01 será feita por uma tomada na parte frontal da moto, o que também significa que a scooter não fará parte do sistema comum de baterias substituíveis que a Yamaha estuda juntamente com a Honda, Suzuki e Kawasaki. Ao menos por enquanto.

Ainda é cedo para cravar uma data para a chegada da E01 ao mercado global, mas certamente ele não voltará ao palco onde foi revelado já que o Salão de Tóquio deste ano foi cancelado.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!