Famoso piloto britânico quer levar sua Hayabusa modificada a 480 km/h

Guy Martin, conhecido por seus projetos de velocidade, pretende quebrar seu próprio recorde numa distância de pouco mais de 1.600 metros
A Suzuki Hayabusa de Guy Martin com a carenagem especial

A Suzuki Hayabusa de Guy Martin com a carenagem especial | Imagem: Divulgação

Guy Martin é incansável. O piloto britânico de 39 anos pode ser pouco conhecido para muita gente, mas é uma celebridade sobre duas rodas no Reino Unido por seus projetos audaciosos.

Participante contumaz da corrida da Ilha de Man, a mais perigosa do mundo (e a qual considera ‘monótona’), Guy prefere é bater recordes de velocidade - ou desafios realmente inusitados como repetir na prática o salto do personagem do ator Steve McQueen no filme “Fugindo do Inferno”, um clássico dos anos 60 – até a roupa foi copiada.

O piloto, que já atingiu 605 km/h a bordo da motocicleta-foguete Triumph Infor Rocket Streamliner, cismou que precisa atingir 300 milhas por hora (equivalente a 480 km/h) com sua Suzuki Hayabusa customizada com 830 cv – há quem diga que ele queira elevar essa potência para 860 cv!

A moto, equipada com carenagens especiais, já chegou a 282 milhas por hora, mas o desafio é que isso precisa ocorrer dentro de uma distância muito curta, de apenas uma milha (1.609 metros).

“São apenas 16 segundos, a coisa toda dura apenas 16 segundos. É apenas cerrar os dentes e tentar manobrar esse monstro por um quilômetro e meio. É apenas uma loucura, é uma luta em todas as áreas, fisicamente, mentalmente, tudo,” explicou.

Guy Martin mostra a Hayabusa sendo preparada para o novo teste
Guy Martin mostra a Hayabusa sendo preparada para o novo teste
Imagem: Reprodução/Facebook

A prova é realizada em pistas de aeroporto partindo da imobilidade. Marcas recentes atingidas pelo britânico foram feitas no Aeródromo de Elvington, no norte da Inglaterra.

O local é conhecido por ser usado nesse tipo de tentativa, mas traz um histórico de fatalidades. Foi lá que o apresentador do programa Top Gear, Richard Raymmond, sofreu um grave acidente em 2006. No ano passado, um piloto amador morreu após seu Porsche 911 Turbo S sair da pista de forma descontrolada.

Guy parece não temer os riscos inerentes à profissão (subiu 17 vezes ao pódio na Ilha de Man) e promete que a tentativa de quebrar o recorde com a moto da Suzuki vai ocorrer em algum momento de 2021.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!

Tudo sobre a Suzuki Hayabusa

Suzuki Hayabusa