Honda PCX 160 e Yamaha NMax 160: o que cada scooter oferece? Compare

Para ajudar na hora da compra, colocamos lado a lado os principais atributos das rivais. Saiba preço, desempenho, cores e mais
Honda PCX 160 e Yamaha NMax 160

Honda PCX 160 e Yamaha NMax 160 | Imagem: Montagem: MOTOO / Imagens: Honda / Yamaha

Honda PCX 160 e Yamaha NMax 160 são os principais concorrentes no segmento de scooters, que cada vez ganha mais alternativas. A mais recente delas foi a evolução do PCX 150, passando para 160, com motor mais potente e econômico, além de contar com mais tecnologia embarcada.

Para ajudar na hora da compra, colocamos lado a lado os principais atributos de PCX e NMax. Preço, desempenho, freios, consumo, versões e cores estão entre os fatores levados em conta. Saiba tudo o que mudou na PCX 160 em vídeo:

Preço e versões

Utilizamos os valores divulgados nos sites das fabricantes, mas podem existir variações de concessionária para concessionários, como de região para região. O preço base da NMax 160, com ABS nas duas rodas, é de R$ 19.690, enquanto a PCX 160, com freios mais simples do tipo CBS, começa em R$ 15.460. Veja detalhes na tabela:

Modelo CBS ABS
Honda PCX 160  R$ 15.460 R$ 17.000 a R$ 17.400 (ABS na roda dianteira)
Yamaha NMax 160 - R$ 19.690 (ABS nas duas rodas)

A NMax é oferecido em versão única, enquanto a PCX aparece, além da versão de entrada, com a opção ABS (apenas na roda dianteiras) por R$ 17.000, há a ABS DLX, de R$ 17.400. 

Motor e potência

Uma das principais atrações da PCX 2023 é a introdução de um novo motor, mais potente. O novo monocilíndrico rende 16 cavalos a 8.500 rpm e 1,5 kgfm de toque. Este desempenho é ligeiramente superior ao da NMax, que rende 15,4 cavalos a 8.000 rpm e 1,4 kgfm a 6.500.

Sobre as tecnologias empregadas no motor, a Honda aposta na eSP+, que busca reduzir o atrito interno e melhorar a eficiência. Do lado da Yamaha, a NMax conta com comando de válvulas variável, prometendo desempenho e baixo consumo de combustível.

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Honda PCX 160 2023
Honda PCX 160 2023
Imagem: Honda

Por falar em consumo, a Honda PCX 160 pode fazer até 44,5 km/l, segundo dados aferidos pelo Instituto Mauá, e sua velocidade máxima é de 111 km/h. No caso da NMax, a Yamaha não divulga os números relacionados a velocidade e consumo.

Ambos os modelos de Yamaha e Honda contam com o seu próprio sistema "start&stop", que desliga o veículo em paradas momentâneas, como em um farol, e religa automaticamente ao girar o acelerador; o objetivo é economia de combustível. Além disso, as duas scooters têm câmbio automático do tipo CVT.

Yamaha NMax 2022
Yamaha NMax 2022
Imagem: Yamaha

Freios

Como foi mencionado, a PCX se diferencia por oferecer opções com CBS ou ABS. Os freios combinados são aqueles que repartem a frenagem, ao acionar o freio traseiro, também levando parte da força para a dianteira, com o intuito de estabilizar a moto nas frenagens, porém, não evita por completo o travamento das rodas.

No caso do ABS, que trabalha de modo a não permitir o travamento das rodas em frenagens bruscas, a PCX conta com o sistema somente na roda dianteira, enquanto na NMax, o dispositivo é de dois canais, ou seja, em ambas as rodas. 

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Yamaha NMax 2022
Yamaha NMax 2022
Imagem: Yamaha

Na opção CBS, a PCX tem disco de 220 na dianteira, e tambor, de 130 mm, na traseira. Em relação às versões com ABS, a diferença está também no uso de disco de 220 mm na traseira. Para a NMax, vemos disco de 230 mm, tanto na dianteira, como na traseira. 

Controle de tração

Para o modelo 2023, a PCX passa a contar com controle de tração nas versões ABS e ABS DLX. O sistema chamado pela fabricante de Honda Selectable Torque Control (HSTC) atua de modo a impedir a derrapagem da roda traseiras em acelerações. Por meio de sensores, a central eletrônica nota qualquer diferença de velocidade entre a roda traseira e dianteira, e entra em ação, controlando o torque. O usuário tem a opção de desligar o sistema por meio de comando no punho.

Honda PCX 160 2023
Honda PCX 160 2023
Imagem: Honda

Para a NMax 2022, não há este tipo de tecnologia, mas sabemos que, em versões no exterior, o modelo já conta com sistema de controle de tração. Desse modo, pode ser algo que desembarque em futuras atualizações. 

Painel, baú e acessórios

PCX e NMax saem de série com chave presencial, aquela que você não precisa conectar no modelo para sair andando, apenas girar o contato e ligar o modelo. Para o modelo 2023, a Honda introduziu um sistema de alarme de série também em todas as versões. Em seu sistema óptico, o modelo Yamaha possui farol e lanterna traseira em LED, ao passo que a PCX é "full-LED". 

Yamaha NMax 2022
Yamaha NMax 2022
Imagem: Yamaha

Para o painel, a PCX conta com visor com misto de digital e analógico, com tela ampla, enquanto a NMax é mais quadrada e 100% digital. Ambos oferecem baús embaixo do assento que comportam um capacete do tipo integral. Há também porta-trecos atrás do escudo dianteiro. Para o PCX, há uma entrada USB, enquanto a NMax conta com tomada 12V que requer adaptador para o cabo.

Honda PCX 160 2023
Honda PCX 160 2023
Imagem: Honda

Medidas e tanque

Em termos de tamanho, as duas scooters são bem similares, inclusive, com o mesmo comprimento de 1.935 mm (compares todas medidas na ficha técnica no final da reportagem). O tanque da PCX é de 8 litros, um pouco maior que o da NMax, de 7,1 litros. Sobre o peso, eles são bem similares, mas cada fabricante divulga de uma maneira diferente. O peso seco da PCX, quando sem combustível e outros fluídos, é de 124 kg (CBS) e 126 kg (ABS). No caso da NMax, já em ordem de marcha, é de 131 kg.

Yamaha NMax 2022
Yamaha NMax 2022
Imagem: Yamaha

Cores a garantia

Em sua versão única, a NMax 160 pode ser adquirida nas cores branco metálico, azul metálico e preto fosco. Para a PCX, cada versão aparece disponível em um cor: cinza metálico (CBS), branco perolizado (ABS) e azul metálico (DLX ABS). Sobre a garantia, a Yamaha oferece 4 anos, e a Honda, 3 anos. 

Honda PCX 160 2023
Honda PCX 160 2023
Imagem: Honda

Vendas e mercado

A PCX 150, antecessora da PCX 160, é a líder absoluta no segmento das scooters, e é esperado que o lançamento assuma estes passos. Entre janeiro e agosto de 2022, o total de 24.676 unidades da PCX foram emplacadas no Brasil, enquanto a NMax aparece em 3º lugar, com 12.804 motos. Outro modelo da Honda surge em 2º lugar: a Elite 125, com 15.885 unidades.

FICHA TÉCNICA HONDA PCX 160 2023 YAMAHA NMAX 160 2022
PREÇO  A partir de R$ 15.460 A partir de 19.690
MOTOR 1 cilindro, 156,9 cc 1 cilindro, 155 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina Gasolina
POTÊNCIA  16 cavalos a 8.500 rpm 15,4 cavalos a 8.000 rpm
TORQUE  1,5 kgfm a 6.500 rpm 1,4 kgfm a 6.500 rpm
CONSUMO 44,5 km/l Não divulgado
VELOCIDADE MÁXIMA  111 km/h Não divulgado
DIÂMETRO x CURSO 60,0 x 55,5 mm 58,0 x 58,7 mm
CÂMBIO CVT (V-Matic) CVT
COMPRIMENTO 1.935 mm 1.935 mm
LARGURA 742 mm 740 mm
ALTURA 1.108 mm 1.160 mm
ENTRE-EIXOS 1.313 mm 1.340 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 134 mm 125 mm
ALTURA DO ASSENTO 764 mm 765 mm
PESO  124 kg (CBS) / 126 kg (ABS) (peso seco) 131 kg (ABS)
TANQUE 8 litros 7,1 litros
COMPARTIMENTO DE CARGA 30 litros Não divulgado
FREIOS CBS ou ABS ABS
FREIO DIANTEIRO Disco de 220 mm Disco de 230 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 220 mm (ABS) e tambor de 130 mm (CBS) Disco de 230 mm
PNEU DIANTEIRO 110/70-14M/C 50P 110/70 - 13M/C 48P
PNEU TRASEIRO 130/70-13M/C 63P 130/70 - 13M/C 63P
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico de 100 mm Garfo telescópico de 100 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Dois amortecedores de 100 mm  Dois amortecedores de 86 mm
CORES Cinza metálico, branco perolizado e azul metálico Branco metálico, azul metálico e preto fosco
GARANTIA 3 anos  4 anos

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