Honda X-ADV 2022 colocada à prova em Interlagos: será que vai bem nas curvas?

Modelo custa mais de R$ 87.000 e conta com câmbio de trocas automáticas DCT. Scooter aventureira que acaba de ser atualizada foi desafiada no famoso circuito; impressões
Honda X-ADV 2022

Honda X-ADV 2022 | Imagem: Honda / Piloto: Tite Simões

Uma das surpresas do Festival Interlagos 2022 estava no estande da Honda. De forma discreta foi anunciada a chegada do modelo 2022 do X-ADV. Algumas das novidades são: desligamento automático das setas, tomada USB-C, porta-capacete maior (22 Litros), chassi reformulado, motor com mais potência e torque, sistema de pareamento com smartphones e carenagem alterada.

Claro que a nova geração trouxe a cor mais da moda hoje na indústria: o cinza perolizado. O motor ganhou um pouco mais de potência e torque, que agora ficaram em 58,6 CV a 6.750 RPM e torque de 7,03 Kgf.m a 4.750 RPM.

Honda X-ADV 2022
Honda X-ADV 2022
Imagem: Divulgação

De X-ADV na pista 

Nossa avaliação foi realizada no autódromo de Interlagos, cenário não muito indicado para avaliar este tipo de scooter, com caráter de uso misto. Mesmo assim foi possível constatar que continua sendo uma opção muito versátil, se comparado com as motos de uso misto. Com motor de dois cilindros em linha, arrefecido a líquido, o mesmo que equipa a Honda NC 750X, o aumento de 4 CV melhorou o desempenho nas estradas, sem comprometer o consumo que é bem baixo para esta capacidade volumétrica de 748 cc. Em condições de uso convencional, ela faz média de 21 km/litro.

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O ponto alto é o câmbio DCT de dupla embreagem, com opção de trocas automáticas ou pelos botões. Dentro dos cinco modos de pilotagem (Standard, Gravel, Rain, User e Sport), claro que escolhi o Sport. No modo Sport as trocas de marcha privilegiam o desempenho, mas mesmo assim o piloto pode interferir e mudar as marchas pelos botões. Se o sistema identificar que a marcha selecionada não é adequada para a rotação, a troca é bloqueada. Isso é pra evitar que o maluco mande o motor pelos ares sem querer.

Honda X-ADV 2022
Honda X-ADV 2022
Imagem: Divulgação

Uma scooter que deita bem

Na pista outro dado foi surpreendente: a enorme capacidade de inclinar nas curvas. Os pneus originais são de uso misto, mas aceitaram o desafio de andar rápido em Interlagos. No começo é estranho deitar nas curvas sem usar o apoio do tanque de gasolina entre as pernas, mas com uso da técnica de contra-esterço dá pra se divertir bastante e incomodar bem quem estiver em moto “normal”.

Honda X-ADV 2022
Honda X-ADV 2022
Imagem: Honda / Piloto: Tite Simões

Já existem pneus 100% on para esse scooter. Deve ficar ainda melhor e mais divertido. Apesar de rodas raiadas, os pneus são sem câmera, ainda mais adequado aos “rachas” civilizados.

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O para-brisa regulável desvia bem o vento por cima da cabeça do piloto e o painel pode ser pareado ao celular, pelo sistema HSVCS, sigla que significa sistema de voz e navegação que serve tanto para usar o celular como um telefone, ou como uma central de entretenimento.

A parte chata continua sendo o preço: cerca de R$ 87.000 (conforme a praça), mas pelo que leio dos usuários vale cada centavo!

Honda X-ADV 2022
Honda X-ADV 2022
Imagem: Tite Simões / Motoo

FICHA TÉCNICA - Honda X-ADV

PREÇO  R$ 87.627
MOTOR 2 cilindros, 745 cc
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica
COMBUSTÍVEL Gasolina
POTÊNCIA 58,6 cavalos de potência 6.750 rpm 
TORQUE  7,03 kgfm a 4.750 rpm
DIÂMETRO x CURSO 77,0 x 80,0 mm
CÂMBIO DCT (dupla embreagem) de 6 velocidades
COMPRIMENTO 2.215 mm
LARGURA 940 mm
ALTURA 1.370 mm
ENTRE-EIXOS 1.590 mm
DISTÂNCIA DO SOLO 165 mm
ALTURA DO ASSENTO 820 mm
PESO 227 kg
TANQUE 13,2 litros
FREIOS ABS
FREIO DIANTEIRO Disco de 296 mm
FREIO TRASEIRO Disco de 240 mm
PNEU DIANTEIRO 120/70R – 17M/C
PNEU TRASEIRO 160/60R – 15M/C
SUSPENSÃO DIANTEIRA Suspensão invertida de 153,5 mm
SUSPENSÃO TRASEIRA Pro-Link de 150 mm
CORES Cinza e vermelho

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