Kawasaki Vulcan: estradeira vai ganhar motor de esportiva?

Rumores no Japão mostram a possibilidade de o motor da H2 ir parar na custom como forma de expansão da linha
Acima a Kawasaki Vulcan S 2020 vendida no Brasil

Acima a Kawasaki Vulcan S 2020 vendida no Brasil | Imagem: Divulgação

A Kawasaki Vulcan é uma das poucas representantes do segmento custom no Brasil em paralelo com as opções da Harley-Davidson. No entanto, o modelo é oferecido apenas com um motor bicilíndrico de 649 cm³ arrefecido a líquido. Seus 61 cv limitam a sua atuação à categoria de média cilindrada.

Globalmente, é sabido que ter apenas uma moto com chassi e motor próprios deixa os custos altos e a Vulcan é um exemplo disso. Já é sabido que a Kawasaki quer expandir a linha Vulcan globalmente e, se for possível utilizar um motor já existente, melhor. Só que a novidade pode sair melhor que a encomenda.

Segundo o site japonês Young Machine, um dos planos que a Kawasaki está contemplando para a expansão da linha Vulcan é a instalação na custom do motor da superesportiva Ninja H2 que, nessa aplicação, entrega até 243 cv. Mas o propulsor é versátil, podendo gerar 210 cv na sport touring Ninja HS SX SE+ ou 200 cv na naked Z H2.

Um dos segredos da elasticidade desse propulsor é a adoção de compressor mecânico para sobrealimentar o motor, fazendo com o que o quatro cilindros em linha de 998 cm³ consiga ter variadas entregas de potência e torque, dependendo da aplicação. Em uma estradeira, por exemplo, é preferível torque em baixas rotações do que pico de potência.

Mesmo pensando em um número um número baixo de potência para priorizar o torque, cerca de 180 cv já seriam o suficiente para colocar esta nova Kawasaki Vulcan “H2” dentro do nicho de mercado das Power Cruisers, segmento de motos com visual custom e potência de sobra. Assim, brigaria diretamente com modelos como a Triumph Rocket 3 R (167 cv) e a Ducati Diavel S (152 cv).

 

Acima a Kawasaki Vulcan S 2020 vendida no Brasil
Acima a Kawasaki Vulcan S 2020 vendida no Brasil
Imagem: Divulgação

 

Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Tudo sobre a Kawasaki Vulcan S

Kawasaki Vulcan S

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos