Max Biaggi quebra recorde de velocidade em moto elétrica

Piloto italiano é campeão mundial de Motovelocidade e Superbike. Motocicleta contava com motor Mercedes-Benz
Max Biaggi bate recordes de motos elétricas com uma Voxan Wattman

Max Biaggi bate recordes de motos elétricas com uma Voxan Wattman | Imagem: Divulgação

Max Biaggi pode não ter sido campeão na MotoGP, mas teve uma carreira vitoriosa. O italiano conquistou quatro campeonatos na extinta categoria 250 e dois títulos no Mundial de Superbike. Aos 49 anos, é dono de uma equipe na Moto3. Mas isso significa que Biaggi pendurou o capacete e deixou de andar rápido nas motos. 

O italiano foi recentemente a um aeroporto na França para estabelecer recordes de velocidade em uma moto elétrica. Com uma Voxan Wattman, Biaggi estabeleceu 11 novos recordes de velocidade para motocicletas com tal propulsão. Um dos destaques foi o recorde de velocidade para motos elétricas parcialmente carenadas acima de 300 kg. No final do dia, Biaggi levou a moto a 366.94 km/h.

Saiba mais: com uma Harley-Davidson LiveWire, norte-americana bate recorde de arrancada

Sem carenagem, a Voxan Wattman pilotada pelo italiano chegou a 349.38 km/h, quebrando mais um recorde. Em algumas passagens, Biaggi chegou a alcançar 408 km/h. Para aferir os números válidos para os recordes, no entanto, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) consideraou a média de velocidade de duas tentativas de 1,5 km em direções opostas e com largada lançada, desde que tenham acontecido em um intervalo máximo de duas horas entre uma e outra.

Um detalhe interessante é que o motor utilizado na Voxan Wattman é da Mercedes-Benz. O propulsor foi projetado originalmente para o carro da equipe de Fórmula E da fabricante. Na moto, a potência é de 317 kW (430 cv) com uma bateria de 15,9 kWh de capacidade. Para refrigerar a unidade, o time utilizou gelo seco.

Max Biaggi bate recordes de motos elétricas com uma Voxan Wattman
Opções de carenagens possíveis para a Voxan Wattman
Imagem: Divulgação
Por

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva.

Veja mais artigos

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos