Nova aventureira da Honda a um passo do Brasil? XL 750 Transalp tem desenhos registrados no país

Modelo foi apresentado no EICMA em novembro, renascendo uma lenda, agora com motor de 755 cc compartilhado com a Hornet
Honda XL750 Transalp 2023

Honda XL750 Transalp 2023 | Imagem: Divulgação

A Honda ainda faz mistérios sobre a vinda da aventureira XL750 Transalp ao Brasil, mas registros de desenhos industriais publicados nesta semana dão uma força extra ao cotado lançamento no país.

Embora não seja via de regra, garantir patentes é um indício de que a marca pode estar planejando a chegada do modelo, que renasceu graças a outra lenda, a Hornet.

Sim, foi por conta da nova geração da naked que a montadora japonesa viu a chance de ressuscitar a Transalp, moto que foi lançada originalmente em 1986 com motor de 583 cc. A nova aventureira apareceu no EICMA, maior salão de motos do mundo, em novembro.

Pois foi o motor bicilíndrico de 755 cc que equipa a nova Hornet que permitiu à Honda desenvolver também a XL750V Transalp. Segundo a marca, o propulsor rende 92 cavalos de potência a 9.500 rpm e 75 Nm de torque a 7.250 rpm.

Imagens de patentes da Honda XL750 Transalp
Imagens de patentes da Honda XL750 Transalp
Imagem: Reprodução/INPI

O acelerador é do tipo eletrônico proporcionando o total de 5 modos de potência, além de trabalhar em conjunto com o controle de tração (com sistema anti-wheelie).

Com rodas de 21 polegadas na dianteira e de 18 polegadas na traseira, o modelo conta com suspensão Showa invertida com 43 mm de diâmetro do tipo SFF-CATM, enquanto na traseira conta com pro-link.

Seu painel é de TFT de 5 polegadas com conectividade ao smartphone no sistema Honda Smart Voice Control. Toda iluminação é de LED, incluindo a tecnologia Emergency Stop Signal (ESS), que aciona as luzes em frenagens de emergência.

Honda XL750 Transalp 2023
Honda XL750 Transalp 2023
Imagem: Divulgação

Nicho existente

Na Europa, a XL750V ocupa um nicho entre a acessível CB500X e a potente CRF1100L Africa Twin, algo que pode ser repetido no Brasil. A Transalp seria uma alternativa mais radical para os clientes da Honda que desejam mais que a crossover NC 750X, por exemplo.

Atualmente, ela custa R$ 52.680, uma diferença de quase R$ 23 mil para a CRF1100L de entrada (R$ 75,5 mil). Ou seja, a nova Transalp pode se encaixar nesse espaço, não há dúvida.

Confira abaixo a ficha técnica do modelo e comece a sonhar!

Ficha técnica

Dados Valor
Volume do motor 755cc
Curso x Diâmetro (mm) 87mm x 63.5mm
Taxa de compressão 11.0:1
Potência 67.5kW @ 9,500rpm
Torque 75Nm @ 7,250rpm
Injeção eletrônica PGM-FI
Tanque 16,9 litros
Consumo 23km/l
Embreagem Molhada com assistente de deslizamento
Transmissão Manual de seis velocidades
Quadro Diamante em aço
Comprimento 2.325 mm
Largura 838 mm
Altura 1,45 mm
Entreeixos 1.560 mm
Altura do assento 850 mm
Distância do solo 210 mm
Raio de giro 2,6 m
Suspensão dianteira Amortecedor Showa de 43 mm com curso de 200 mm
Suspensão traseira Amortecedor monoshock, Pro-Link com curso de 190 mm
Roda dianteira 21 polegadas, de aço
Roda traseira 18 polegadas de aço
Pneu frontal 90/90-R21 M/C 54H
Pneu traseiro 150/70-R18 M/C 70H
Freios ABS de dois canais
Freio dianteiro Disco duplo de 310 mm, 2 pistões
Freio traseiro Disco simples de 256 mm operado por um pistão
Painel de instrumentos TFT
Faróis LED
Lanternas LED
Conectividade Honda Smartphone Voice Control
USB Tipo C embaixo do assento
Quickshifter Opcional

Tudo sobre a Honda XL750V Transalp

Honda XL750V Transalp

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos