Royal Enfield começa a fabricar suas motos no Brasil

Marca indiana inaugurou linha de montagem nacional no sistema CKD, no qual as motos chegam ao país desmontadas. Produção fica dentro da fábrica da brasileira Dafra, em Manaus
CEO mundial da Royal Enfield, Mr. BGR, em Manaus

CEO mundial da Royal Enfield, Mr. BGR, em Manaus | Imagem: Royal Enfield

A Royal Enfield começou a produzir suas motos no Brasil. Em evento realizado nesta quarta-feira, 7 de dezembro, uma linha de montagem da marca indiana foi inaugurada na fábrica da Dafra em Manaus com capacidade anual de mais de 15 mil unidades por ano. Em maio passado, mostramos em primeira mão no MOTOO a informação sobre a parceria entre as empresas.

Além das motos da Royal, a Dafra iniciou recentemente a montagem dos modelos da Bajaj, outra marca indiana que está prestes a desembarcar no Brasil. Em ambos os casos, o sistema de produção é o CKD (Complete Knock Down, ou, completamente desmontado, em português), na qual as peças chegam ao país para a finalização em uma linha de montagem.

A empresa brasileira também realiza o mesmo tipo de operação para Ducati e KTM, e no passado já a fez para BMW e MV Agusta, por exemplo. 

                             SIGA o Motoo nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Helo | Twitter

Linha de montagem da Royal Enfield no Brasil, em Manaus, na fábrica da Dafra
Linha de montagem da Royal Enfield no Brasil, em Manaus, na fábrica da Dafra
Imagem: Royal Enfield

"O Brasil é um mercado muito forte para nós, rapidamente se tornou o segundo em vendas no mundo todo depois da Índia - vimos um crescimento acima de 100% no Brasil em 2019", disse o CEO global da Royal Enfield, B Govindarajan, que compareceu à inauguração em Manaus. O Brasil é o 4º país a receber operação do tipo CKD, como já havia acontecido com Tailândia, Colômbia e Argentina. A produção principal é feita na Índia em fábricas espalhadas pelo país. 

O primeiro modelo montado nacionalmente é a Interceptor 650, mas toda a linha vendida por aqui também será fabricada em Manaus, incluindo Continental GT 650, Classic 350, Meteor 350 e Himalayan

Planos para fábrica própria no Brasil

Apesar de o início deste processo de nacionalização das motos da Royal ser junto a Dafra, a empresa havia revelado, anteriormente, que não é uma parceria de longo prazo.

Linha da Royal Enfield fica dentro da Dafra
Linha da Royal Enfield fica dentro da Dafra
Imagem: Royal Enfield

“A Royal Enfield trabalha desde sempre para a produção local de suas motocicletas. Nosso planejamento, nos associamos a um parceiro que montará as motos por questão documental, mas a médio prazo contaremos com uma fábrica dedicada a Royal Enfield em Manaus”, disse Claudio Giusti, country manager da Royal Enfield do Brasil ao MOTOO, em maio passado.

3 novidades em 2023

Além de já ter batido seu recorde de vendas no Brasil em 2022, com mais de 9,1 mil unidades emplacadas até novembro, a empresa deve trazer ao menos lançamentos para o país em 2023. Os modelos aguardados são Scram 411, Hunter 350 e a novíssima Super Meteor 650, recentemente lançada no EICMA 2022, o Salão de Milão. 

Royal Enfield Super Meteor 650 2023
Royal Enfield Super Meteor 650 2023
Imagem: Royal Enfield

A Super Meteor 650, inclusive, está confirmada para o segundo semestre de 2023, segundo apuração do MOTOO. Outra 100% garantida é a Hunter 350, enquanto a Scram 411 é uma aposta certa, apesar de ainda não haver uma informação oficial sobre isso. 

 

Vitrine de acessórios

Powered by Tutto Motos