Royal Enfield vai produzir motos no Brasil com a Dafra em Manaus

MOTOO obteve informação em primeira mão sobre parceria entre as marcas. A médio prazo, porém, Royal planeja fábrica própria para montagem de suas motocicletas
Royal Enfield Interceptor 650 2022

Royal Enfield Interceptor 650 2022 | Imagem: Divulgação

A Royal Enfield confirmou ao MOTOO nesta segunda-feira (9) que um acordo com a Dafra foi fechado para a montagem de motos no Brasil. Isso significa que, em breve, os modelos clássicos da marca indiana serão produzidos nacionalmente pela fabricante brasileira, informação dada em primeira mão no nosso portal.

Em publicação recente, mostramos que um documento indicava que a Royal Enfield do Brasil se registrou no mesmo endereço da Dafra, em Manaus, um forte indício sobre a parceria. A marca esclareceu que não há nenhuma negociação para a compra da Dafra, como foi veiculada em algumas publicações na internet. Veja detalhes em vídeo:

“A Royal Enfield trabalha desde sempre para a produção local de suas motocicletas. Nosso planejamento, nos associamos a um parceiro que montará as motos por questão documental, mas a médio prazo contaremos com uma fábrica dedicada a Royal Enfield em Manaus”, disse Claudio Giusti, contry manager da Royal Enfield do Brasil ao MOTOO.

Royal Enfield aparece em mesmo endereço da Dafra, em Manaus
Royal Enfield aparece em mesmo endereço da Dafra, em Manaus
Imagem: MOTOO

Ainda não há mais informações sobre a produção local da Royal Enfield, mas aguardamos para publicar mais informações em breve. Sempre existiram rumores de que a Dafra poderia ser um parceiro a iniciar está montagem, em CKD (Complete Knock Down, quando as motos chegam completamente desmontadas). Atualmente, a Dafra é responsável pela montagem de Ducati e KTM em Manaus, mas já prestou serviços para BMW, MV Agusta entre outras. 

A Royal Enfield, por sua vez, importa seus modelos diretamente da Índia. Não se sabe, por enquanto, como a nacionalização das motos poderia influenciar nos seus preços.

Documento mostra Royal Enfield registrada no mesmo endereço da Dafra, em Manaus
Documento mostra Royal Enfield registrada no mesmo endereço da Dafra, em Manaus
Imagem: MOTOO

5 anos de Brasil

A Royal Enfield acaba de completar 5 anos no mercado brasileiro. Com mais de 100 anos de história, a empresa teve sua origem no Reino Unido, mas posteriormente se transferiu para a Índia. É uma fabricante conhecida por modelos de média cilindrada; em seu portfólio atual no Brasil conta com a aventureira Himalayan, além de Meteor 350 e as "Twins", com motores de dois cilindros: Interceptor e Continental GT 650.

Recentemente, a fabricante indiana lançou no exterior a Scram 411, uma variante originária da Himalayan, mas com uma pegada mais urbana e divertida. Esse modelo também é aguardado para o Brasil em breve.