Royal Enfield Scram 411 e Himalayan: quais as diferenças entre as 'irmãs' trail
MOTOO mostra direto de Portugal, em vídeo, o que muda na nova moto de média cilindrada. Veja comparação das fichas técnicas e fotos exclusivas
A Royal Enfield Scram 411 é uma novidade mundial amplamente aguardada no Brasil. O modelo deve ser, inclusive, montado em Manaus por meio da nova parceria da marca indiana com a brasileira Dafra para a produção local de suas motos.
Enquanto aguardamos a chegada da moto por aqui, o MOTOO foi até a Expomoto, em Portugal, para mostrar as diferenças da Scram 411 e a Himalayan, modelo da qual utiliza a mesma base. Veja detalhes no vídeo:
VEJA TAMBÉM:
- IPVA zero para motos de baixa cilindrada: proposta é alterada para CG 160 não ficar de fora
- Nova moto elétrica da Harley-Davidson esgota em minutos
Visual de Scram e Himalayan
Não é necessário muito empenho para notar as diferenças visuais entre Scram 411 e Himalayan. Apesar de muito em comum estar lá, a Himalayan possui ar bem mais aventureiro, enquanto a Scram 411 tem pegada mais scrambler ou até lembrando motos de competição flat tracker.
![Royal Enfield Scram 411 Royal Enfield Scram 411](https://www.motoo.com.br/fotos/2022/5/960_720/royal-enfield-scram-411-expomoto-9_12052022_49187_960_720.jpg)
Sem a bolha dianteira, o farol da Scram está posicionado mais baixo do que na Himalayan, e conta com carenagem de metal ao seu redor. O famoso "bico" das trail também não está lá, restando o para-lama rente à roda dianteira.
Ao lado do tanque, ao invés do protetor tubular há uma carenagem sobresaliente, que dá um toque despojado para a Scram. As alterações continuam com o assento, que no caso da nova moto é inteiriço, ao passo que na Himalayan há uma divisão entre os níveis. Na traseira, a Scram é mais curtinha, sem o bagageiro visto na Himalayan.
VEJA TAMBÉM:
- Uma Royal Enfield Meteor 350 vestida de Wrangler para uma causa especial
- Honda CB 350, rival da Royal Enfield Meteor 350, fica mais conectada
![Royal Enfield Scram 411 Royal Enfield Scram 411](https://www.motoo.com.br/fotos/2022/5/960_720/royal-enfield-scram-411-expomoto-5_12052022_49183_960_720.jpg)
Ergonomia e chassi
As rodas raiadas foram mantidas, mas na dianteira a Scram tem uma de 19 polegadas no lugar da aro 21, enquanto na traseira ambas contam com aro 17. O posicionamento do piloto na Scram é um pouco mais baixo. O guidão foi rebaixado, dando uma sensação de maior agilidade para as mudanças de direção, mas não ficou demasiadamente baixo, como pude comprovar no Expomoto.
![Painel da Royal Enfield 411 Scram Painel da Royal Enfield 411 Scram](https://www.motoo.com.br/fotos/2022/3/960_720/RoyalEnfield-Scram411-5_15032022_48640_960_720.jpg)
Isso veio acompanhado de uma redução de 10 mm, passando de 200 mm para 190 mm. Na traseira, por sua vez, foi mantido o curso de 180 mm. A altura do assento da Scram é 5 mm menor, enquanto a distância em relação ao solo está 20 mm mais baixa (saiba mais detalhes na ficha técnica ao final da reportagem).
O painel da Scram é menor e mais moderno, seguindo o modelo visto na Meteor 350. A Scram também utiliza o mesmo tanque de 15 litros da Himalayan.
VEJA TAMBÉM:
- Honda prepara NX 500 para resgatar poder aventureiro na média cilindrada
- Triumph aposta em grafismos divertidos para Trident, Rocket 3, Speed e Street Triple
![Royal Enfield Scram 411 Royal Enfield Scram 411](https://www.motoo.com.br/fotos/2022/5/960_720/royal-enfield-scram-411-expomoto-2_12052022_49180_960_720.jpg)
Motor continua o mesmo
O motor segue o mesmo, com 411 cc, rendendo 24,3 cavalos a 6.500 e 32 Nm a 4.250 rpm em dados divulgados no exterior. No Brasil, a Himalayan rende 24,5 cavalos de potência, o que pode ser um pequena alteração em relação a homologação fora do país, visto que a Himalayan também aparece com 24,3 cavalos em outros mercados.
Royal Enfield Himalayan |
Royal Enfield Scram 411 |
|
PREÇO | R$ 15.790 | Não definido no Brasil |
MOTOR | 1 cilindro, 411 cc | 1 cilindro, 411 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina | Gasolina |
POTÊNCIA | 24,5 cv a 6.500 rpm | 24,3 cv a 6.500 rpm (no exterior) |
TORQUE | 32 Nm a 4.250 rpm | 32 Nm a 4.250 rpm |
CONSUMO | Não definido | Não definido |
DIÂMETRO x CURSO | 78 mm x 86 mm | 78 mm x 86 mm |
CÂMBIO | Manual de 5 marchas | Manual de 5 marchas |
COMPRIMENTO | 2.190 mm | 2.050 mm |
LARGURA | 840 mm | 840 mm |
ALTURA | 1.370 mm | 1.165 mm |
ENTRE-EIXOS | 1.465 mm | 1.455 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 220 mm | 200 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 800 mm | 795 mm |
PESO | 185 kg | 185 kg |
TANQUE | 15 litros | 15 litros |
FREIOS | ABS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 300 mm | Disco de 300 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 240 mm | Disco de 240 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90 - 21 | 100/90 - 19 |
PNEU TRASEIRO | 120/90 -17 | 120/90 - 17 |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Telescópica de 200 mm | Telescópica de 190 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Mono Shock de 180 mm | Monocross com link de 180 mm |
Zontes, Honda ADV 350 e mais novidades que podem chegar ao Brasil