Sahara 300: nova trail Honda vale a pena? Impressões
Andamos no lançamento que substitui a XRE 300. Nova geração ficou mais ágil e com motor mais "torcudo", mas cobra alto por isso; leia a análise
A Honda Sahara 300 2024 finalmente está entre nós. O modelo chega ao Brasil como um dos principais lançamentos dos últimos tempos. Afinal, substituir a XRE 300 não é uma tarefa fácil, além de enfrentar como concorrente a Yamaha Lander 250 e novas motos que estão chegando ao país.
Vale a pena comprar a nova Sahara 300? É melhor que a Lander? São o que muitos se perguntam. Para ajudar na hora da compra, vou falar sobre o comportamento da moto, incluindo motor, potência, consumo, velocidade máxima (top speed) e preço.
Bora acompanhar nosso rolê? Veja o primeiro relato sobre a Sahara 300 em vídeo exclusivo do MOTOO:
Teste com a Sahara 300
Participei do evento de lançamento da Sahara para a imprensa. O lugar escolhido pela empresa foi Recife e suas cercanias, uma mercado importante para as trail. A experimentação começou em circuito fechado.
Rodei primeiro com a XRE 300 antiga, sem dúvida uma boa moto, mas já sentindo os efeitos do tempo. Foi um contato rápido para logo depois pegar a nova Sahara. Apesar de terem estilo parecido, afinal, são trails, as motos são completamente diferentes em sua tocada.
![Honda XRE 300 Sahara 2024 Honda XRE 300 Sahara 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/2/960_720/honda_xre-300-sahara_2024_1_01022024_58059_960_720.jpg)
Ao fazer um pequeno circuito em meio aos cones, a Sahara 300 se mostrou muito mais ágil do que sua antecessora. Foi apenas um aperitivo do que estava por vir.
Sahara 300 na cidade
No dia seguinte, iniciamos o roteiro que saiu da capital Recife. Logo ao sentar na moto o posicionamento agradou. Tenho 1,86 de altura, e me senti bem à vontade na moto, com as pernas ligeiramente flexionadas e os braços com alcance fácil ao guidão -- isso praticamente não mudo em relação à XRE 300.
Saímos logo cedo e já pegamos um pouco de trânsito. Foi bom para sentir como a Sahara 300 fica "na mão" para trafegar no corredor e, eventualmente, fazer manobras entre os carros. Ali já deu para ver um grande diferencial do novíssimo motor da Sahara 300.
![Honda XRE 300 Sahara 2024 Honda XRE 300 Sahara 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2023/11/960_720/honda_xre-300-sahara_2024_1_17112023_57124_960_720.jpg)
Sai de cena o antigo moto do tipo DOHC da XRE 300, com duplo comando no cabeçote, e entra o mais compacto SOHC, de cabeçote simples. Este monocilíndrico Flex é o mesmo que vimos na CB 300F Twister, ou seja, não vem da mesma linhagem da antiga XRE.
Com 293,5 cc de cilindrada, este motor rende até 25,2 cavalos a 7.500 rpm e 2,74 kgm de torque -- em ambos os casos rodando com etanol. Uma grande vantagem desse novo propulsor é a sua entrega de torque em rotações mais baixas que sua antecessora, o que proporciona mais facilidade e conforto na condução.
Velocidade máxima (top speed) da Sahara
Seguimos em direção a Maracaípe por uma rodovia. A sensação foi de uma moto com baixa vibração e entrega bem linear de força. A nova Sahara 300 pode manter com tranquilidade 120/130 km/h de velocidade de cruzeiro sem desgastar o piloto. Como estávamos em vias públicas, não foi possível chegar a velocidade máxima (top speed) da moto.
A empresa também ainda não divulgou este dado. Vale mencionar que a versão utilizada foi a Adventure, a topo de linha, que vem com protetores laterais e de motor, além de uma bolha dianteira. Esta cúpula ajuda na proteção aerodinâmica, mas no meu caso, gerou uma certa turbulência no meu capacete, algo que acontece em diversas motos comigo.
![Honda XRE 300 Sahara 2024 Honda XRE 300 Sahara 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/2/960_720/honda_xre-300-sahara_2024_1_01022024_58061_960_720.jpg)
Mesmo assim, escolheria a versão com estes acessórios que considero de grande valia. Vale lembrar que também é possível adquiri-los a parte e fazer a instalação nas versões Standard e Rally. Voltando a falar da estrada, a 6 marcha também trouxe um folego extra para a moto a deixando mais solta em altas velocidades.
Agilidade e estabilidade
O próximo trecho seguiu com estradinhas mais travadas. Nesse ponto foi interessante ver como a nova tecnologia de embreagem assistida e deslizante fez total diferença. Para começar, o acionamento do manete ficou cerca de 30% mais leve, o que deixa viagens e deslocamentos na cidade menos cansativos.
Já a o sistema deslizante evita com que a roda traseira trave em reduções mais bruscas de marcha, trazendo mais segurança e conforto, mas sem perder a efetividade do uso do freio motor. Torna as entradas em curvas mais precisa, algo que também foi melhorado com a maior agilidade da Sahara 300 em comparação com a XRE 300.
![Honda XRE 300 Sahara 2024 Honda XRE 300 Sahara 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/2/960_720/honda_xre-300-sahara_2024_1_01022024_58056_960_720.jpg)
Seu novo chassi, do tipo berço semi duplo, agora acomoda o novo tanque mais para baixo na moto, deixando seu centro de gravidade mais baixo. O modelo também ganhou entreixos maior e uma redução do ângulo de cáster. Na prática, o sentimento é de uma moto com movimentos mais precisos.
Com a nova suspensão, que foi recalibrada na dianteira, e ganhou 7 ajustes de pré-carga na traseira, a moto fica mais "firme" do que a antiga, mas sem prejudicar o conforto. Sobre os freios, o comportamento é similar ao da antiga XRE, com um poder de frenagem adequado para a proposta da moto, além do ABS de dois canais.
Em relação aos pneus, o modelo agora está equipado com os novos Metzeler Karoo Street. A sensação foi de uma boa aderência no asfalto, além de um baixo nível de ruído na rodagem.
![Honda XRE 300 Sahara 2024 Honda XRE 300 Sahara 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2023/11/960_720/honda_xre-300-sahara_2024_1_17112023_57093_960_720.jpg)
Durante nosso roteiro, foi possível ver em ação uma novidade importante em termos de segurança para a Sahara 300. O modelo traz para a baixa cilindrada o sistema ESS (Emergency Stop Signal), que faz o acionamento automático, e momentâneo, dos piscas em redução bruscas de velocidade quando se está a mais de 50 km/h.
Consumo da Sahara 300
Completando nosso roteiro de 130 km, também rodamos em alguns pequenos trechos de terra. O modelo se mostrou bem divertido neste tipo de terreno, também fazendo uso do torque para controlar melhor a moto, mas fiquei com um "gostinho de quero mais" para rodar mais com o modelo no off-road.
![Honda XRE 300 Sahara 2024 Honda XRE 300 Sahara 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/2/960_720/honda_xre-300-sahara_2024_1_01022024_58057_960_720.jpg)
No final do percurso, eu fechei com consumo médio de 30,3 km/l exibido no painel, isto para a motocicleta abastecida com gasolina. Fiz um uso mais exigente do motor, então acredito que é possível ser ainda mais econômico com a nova Sahara -- a Honda não divulgou suas medições para consumo até então.
O novo tanque manteve-se com a mesma medida de 13,8 litros, o que nos dá uma autonomia estimada de mais de 410 km, ao menos com base no meu consumo registrado.
Vale a pena comprar uma Sahara 300?
A Honda Sahara 300 2024 é oferecida em três versões: Standard (cinza), Rally (vermelho) e Adventure (bege/areia). Todas trazem exatamente a mesma base mecânica, mas a Adventure é a topo de linha porque vem equipada com acessórios mencionados.
O pacote base da Sahara também inclui o novo painel blackout com computador de bordo e entrada USB-C, além do sistema de iluminação FULL-LED Os preços base divulgados pela marca são: Standard - R$ 27.090; Rally - R$ 27.690; e Adventure - R$ 28.650. Vale lembrar que dificilmente estes serão os valores praticados nas lojas.
![Honda XRE 300 Sahara 2024 Honda XRE 300 Sahara 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2023/11/960_720/honda_xre-300-sahara_2024_1_19112023_57163_960_720.jpg)
Em alguns anúncios os preços passam facilmente dos R$ 30 mil e até chegando aos R$ 35 mil. É um valor realmente além do esperado para a moto. A Lander 250 2024, por exemplo, tem preço na Tabela Fipe de R$ 27.745, enquanto a Dafra NH 300 é avaliada em R$ 24.536.
![Honda XRE 300 Sahara 2024 Honda XRE 300 Sahara 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2023/11/960_720/honda_xre-300-sahara_2024_1_19112023_57152_960_720.jpg)
Há também novos modelos chegando ao mercado com propostas um pouco diferentes, mas que também podem atingir o mesmo consumidor, como a Triumph Scrambler 400, com preço sugerido de R$ 33.490. Não podemos deixar também de falar da nova Royal Enfield Himalayan prevista para ainda este ano.
![Honda XRE 300 Sahara 2024 Honda XRE 300 Sahara 2024](https://www.motoo.com.br/fotos/2024/2/960_720/honda_xre-300-sahara_2024_1_01022024_58060_960_720.jpg)
Como produto em si a Sahara entrega um ótimo desempenho e acabamento determinando uma nova referência para as trail de 250/300 cc, mas será que vale a pena? Tudo vai depender do que a concorrência oferece e em qual valor, além da disponibilidade de concessionárias de outras marcas em cada localidade.
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FICHA TÉCNICA - Honda XRE 300 Sahara 2024 |
PREÇO | A partir de R$ 27.090 |
MOTOR | 1 cilindro, OHC, 293,5 cc |
ALIMENTAÇÃO | Injeção eletrônica |
COMBUSTÍVEL | Gasolina e etanol (flex) |
POTÊNCIA ETANOL | 25,2 cavalos a 7.500 rpm |
POTÊNCIA GASOLINA | 24,8 cavalos a 7.500 rpm |
TORQUE ETANOL | 2,74 kgfm a 5.750 rpm |
TORQUE GASOLINA | 2,70 kgfm a 5.750 rpm |
CONSUMO | Não divulgado |
TOP SPEED | Não divulgado |
DIÂMETRO x CURSO | 77,0 x 63,0 mm |
CÂMBIO | 6 marchas |
CHASSI | Berço semi duplo |
COMPRIMENTO | 2.193 mm |
LARGURA | 829 mm |
ALTURA | 1.270 mm / 1.400 mm (ADV) |
ENTRE-EIXOS | 1.425 mm |
DISTÂNCIA DO SOLO | 269 mm |
ALTURA DO ASSENTO | 859 mm |
PESO SECO | 147 kg / 149 kg |
TANQUE | 13,8 litros |
FREIOS | ABS |
FREIO DIANTEIRO | Disco de 256 mm |
FREIO TRASEIRO | Disco de 220 mm |
PNEU DIANTEIRO | 90/90-21M/C 45S |
PNEU TRASEIRO | 120/80-18M/C 62S |
SUSPENSÃO DIANTEIRA | Garfo telescópico de 245 mm |
SUSPENSÃO TRASEIRA | Monoamortecedor Pro-link de 225 mm com ajuste de pré-carga |
CORES | Bege, cinza e vermelho |