Scooter elétrico da BMW quer ''redefinir a categoria''

Conceito Definition CE 04 pretende interligar os universos analógico e digital dos usuários como proposta de mobilidade
BMW Definition CE 04

BMW Definition CE 04 | Imagem: Divulgação

A BMW Motorrad divulgou globalmente o Definition CE 04, conceito de scooter elétrico que é uma atualização do Concept Link, scooter futurista mostrado pela marca bávara em 2017. A divisão de duas rodas da empresa quer que o modelo represente um elo entre os mundos analógico e digital, estabelecendo-se  tanto como um meio de transporte quanto um meio de comunicação para o trabalhador urbano.

O Definition CE 04 contra com motor elétrico, design e soluções de conectividade que, segundo a BMW Motorrad, representam uma proposta para redefinir o segmento de scooters. Ele foi desenvolvido e adaptado para atender às necessidades diárias de seus usuários. Para proporcionar tal conexão entre as pessoas e o scooter, a BMW lançou mão em uma tela de 10,25 polegadas com diversas opções de conectividade, algo nunca visto em scooters. Outra proposta que pretende conectar o condutor com a moto está nos equipamentos.

Saiba mais: Max Biaggi quebra recorde de velocidade em moto elétrica

Os designers da marca alemã desenvolveram uma jaqueta que traz luzes integradas nas mangas e no capuz, garantindo melhor visibilidade no trânsito. O piloto pode personalizá-las com a cor que preferir e acioná-las por meio de sensores nas mangas. Além disso, a jaqueta dispõe de uma área para recarregar dispositivos móveis.

BMW Definition CE 04
Conceito elétrico da BMW tem linhas futuristas e banco ajustável
Imagem: Divulgação

O BMW Definition CE 04 tem formas baixas e alongadas que se misturam a uma dianteira que sobe em diagonal, criando uma silhueta moderna. Seu design é caracterizado por linhas claras e bem definidas. Como parte de seu design, a mecânica fica visível. Por isso, os painéis laterais não cobrem a parte traseira. Eles se estendem pelo scooter como asas laterais, tornando visíveis o trem de força, a balança traseira de braço único, o amortecedor e o que aparenta ser uma correia dentada.

BMW Definition CE 04
Bagageiro sob o assento tem abertura lateral. Jaqueta tem elementos luminosos customizáveis 
Imagem: Divulgação

As luzes dianteiras de LED têm forma de U, enquanto as lanternas estão integradas aos painéis laterais traseiros na forma de dois elementos de luz em forma de C. Sua bateria será posicionada na parte inferior do chassi, permitindo um ganho de espaço na parte inferior do assento, que abriga um amplo bagageiro e traz abertura lateral capaz de armazenar um capacete. Além disso, ele garante um centro de gravidade mais favorável, oferecendo uma condução mais dinâmica.

O assento pode ser reposicionado, uma vez que o Definiton CE 04 conta com um banco flutuante que pode ser usado para deslizar a peça sobre o scooter, proporcionando melhor ergonomia para condutores de diversas estaturas. Apesar das boas soluções apresentadas, a BMW trata o modelo como um estudo mais próximo da produção. Dificilmente ele chegará nestas exatas formas ao mercado. No entanto, apontam para os planos futuros da divisão Motorrad da empresa.

BMW Definition CE 04
Painel digital é o maior já instalado em um scooter
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!