Teste: Harley Davidson FXDR 114

Com estilo das motocicletas de arrancada, nova Softail chega com uma proposta bastante diferente para conquistar novos clientes para a marca
Harley-Davidson FXDR 114 2019

Harley-Davidson FXDR 114 2019 | Imagem: Divulgação

Mais uma moto criada sobre a arquitetura Softail, a FXDR 114 foi lançada pela Harley-Davidson no final do ano passado como modelo 2019. A proposta da marca foi desenvolver uma moto diferente de todos os outros modelos e voltada para a diversão.

Para conseguir um desempenho adequado, a FXDR tem um conjunto com menor peso, de apenas 289 Kg, graças a uma série de componentes em liga de alumínio, como a balança traseira e subchassis. O motor em “V” Milwaukee-Eight 114, com um forte torque de arrancada e uma ciclística de maior desempenho, deixou a moto mais ágil e permitiu fazer curvas mais inclinadas que dificilmente raspam as pedaleiras. Sobre estas promessas veja o encontramos.

Quando montamos na FXDR já foi possível verificar que a pegada é outra, você senta mais à frente da moto e a posição de pilotagem fica totalmente diferente das outras Harleys, tanto assim que automaticamente já posicionei os pés para trás no estilo speed. Somente depois com os pés à frente sobre as pedaleiras percebi que estava em uma Harley Davidson.

A ciclística mudou bastante, como anunciado pela marca, as curvas são feitas com maior facilidade e inclinação traz agilidade e segurança, embora a distância entre eixos seja grande, o que faz com que nas curvas mais fechadas exista uma certa dificuldade. Graças a posição de pilotagem mais à frente, o centro de gravidade facilita o uso urbano e deixa a coluna mais ereta e confortável, mas o guidão largo não facilita a passagem pelos corredores.

O sistema que desliga a combustão de um dos cilindros, quando a moto está parada, ajudou bastante a diminuir o aquecimento que o motor deixava nas pernas.

Com uma tocada suave conseguimos uma boa performance de quase 20Km/l e o tanque, com a capacidade de 16,7 litros, permite uma autonomia de 335 km. Os freios dão conta do que a motocicleta oferece. São dois freios a discos de 300 mm na dianteira e um disco de 292 mm na traseira.

Prazer na estrada

Na estrada, a FXDR 114 encontra seu ambiente ideal, com torque forte como prometido para ultrapassagens seguras, agilidade nas curvas e ciclística diferenciada.

A suspensão invertida, derivada dos modelos de corrida, é outro ponto forte que melhora a pilotagem e o desempenho dos freios. Ela forma um belo conjunto com a traseira mono-amortecida, com fácil regulagem de pré-carga, que fica bem a mão para mudanças.

A motocicleta chama muita atenção pelas formas futurísticas e combinou muito bem com a pintura fosca com pequenos detalhes brilhantes. Fez sucesso e ganhou comentários positivos por onde passamos.

Outros itens que valem também destacar são o grande filtro de ar que se sobressai ao lado do motor, o escapamento 2 em 1 com um ronco de respeito e o tanque alongado, tudo no mais autêntico estilo uma moto de arrancada.

O painel e um pequeno Monitor LCD com 2,14 polegadas de área visível, bem completo traz velocímetro, marcha, odômetro, nível de combustível, relógio, quilometragem, alcance e tacômetro.

A FXDR 114 não vem com banco de garupa, que é um acessório vendido separadamente. A nova Harley custa a partir de R$ 82.200 e pode ser comprada nas cores Vivid Black, Black Denim, Industrial Gray Denim, Wicked Red Denim, Bonneville Salt Denim e Rawhide Denim.

Ficha Técnica

Motor:
Milwaukee-Eight 114, dois cilindros em “V”, oito válvulas
Capacidade cúbica: 1.868 cm³
Diâmetro x curso: 102 x 114 mm
Taxa de compressão: 10,5:1
Torque máximo: 16,5 kgf.m a 3.500 rpm

Câmbio:
Seis velocidades
Transmissão final: Correia dentada

Suspensão dianteira:
Garfo telescópio invertido com tubos de 43 mm de diâmetro e 130 mm de curso sem ajustes
Suspensão traseira: Monoamortecedor com 112 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola
Freios
Disco duplo de 300 mm com pinça de quatro pistões e sistema ABS
Freio traseiro: Disco simples de 292 mm com pinça de dois pistões e sistema ABS
Dimensões:
Pneus: dianteiro 120/70-19 60W, e traseiro 240/40-18 79V
Comprimento: 2.425 mm
Altura do assento: 720 mm
Distância do chão: 140 mm
Distância entre-eixos: 1.735 mm
Trial 120mm
Ângulo de inclinação 340 (coluna de direção, graus)
Peso a seco: 289 kg
Peso em ordem de marcha: 303 kg
Tanque de combustível: 16,7 litros

 
 
Harley-Davidson FXDR 114 2019
 
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